Prefeitura promove avanços inéditos na Educação Municipal em 100 dias

Prefeitura promove avanços inéditos na Educação Municipal em 100 dias

A prefeitura de Dourados celebra os primeiros 100 dias de gestão com uma série de ações inéditas na Rede Municipal de Ensino, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O período foi marcado por entregas concretas, que impactaram diretamente a vida dos mais de 34 mil alunos matriculados, além de educadores e toda a comunidade escolar. “Desde o primeiro dia da nova gestão estamos trabalhando para que a Educação oferecida pelo município atinja nível de excelência e vire referência para todo Mato Grosso do Sul”, enfatiza Nilson Francisco da Silva, secretário municipal de Educação.

Pela primeira vez na história do município, todos os estudantes da Rede Municipal – desde os Centros de Educação Infantil (Ceims), passando pela Pré-Escola até o Ensino Fundamental I e II – receberam kits escolares completos no primeiro dia de aula. Os kits contaram com até 15 itens essenciais, como cadernos, lápis, canetinhas, tinta guache, régua, papel sulfite, entre outros materiais apropriados para cada faixa etária.

Outro marco deste início de gestão é o lançamento do Programa Educart, que oferece atividades esportivas, culturais e artísticas no contraturno escolar. Futsal, handebol, judô, dança, xadrez, fanfarra, oficinas de arte e outras modalidades passaram a compor a rotina de milhares de estudantes, promovendo inclusão, socialização e incentivo ao talento.

Ainda dentro dos 100 dias, a Prefeitura iniciou a entrega dos uniformes escolares, onde cada aluno recebeu duas camisetas, promovendo dignidade, identificação com a rede municipal e alívio financeiro para as famílias. Os uniformes só não foram entregues no início das aulas porque a gestão anterior cometeu erros graves no processo licitatório que teve que ser anulado e iniciada uma nova licitação.

O atendimento às comunidades indígenas também foi prioridade neste início de gestão. Durante o processo de lotação dos profissionais indígenas, a equipe do Departamento de Educação Indígena da Secretaria de Educação garantiu um atendimento bilíngue e humanizado, respeitando as especificidades de cada aldeia e profissional.

Além das ações pedagógicas e sociais, houve também avanço na área administrativa. A Secretaria de Educação ampliou o horário de funcionamento da sede e da Central de Matrículas, que agora atende de forma ininterrupta, das 7h30 às 17h30, facilitando o acesso da população aos serviços educacionais.

E, encerrando esse ciclo de forma estratégica, o prefeito Marçal Filho esteve em Brasília em reunião com a diretoria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), onde apresentou demandas prioritárias como a necessidade de novas unidades escolares. A visita resultou na vinda de técnicos do FNDE a Dourados para atualização de projetos e repactuação de termos, com o objetivo de ampliar vagas e melhorar a infraestrutura da rede municipal.

Essas ações demonstram, de forma concreta, o compromisso da gestão municipal com uma educação pública de qualidade, que acolhe, inclui e transforma. Em apenas 100 dias, Dourados dá passos significativos rumo a uma rede de ensino mais eficiente e conectada com as necessidades dos alunos, das famílias e dos profissionais da educação.

FONTE

admin

admin