Feriadão de 5 dias movimenta hotelaria e atrativos turísticos de MS

Governo do Estado decretou ponto facultativo considerando a Sexta-Feira Santa e Tiradentes
O sul-mato-grossense terá cinco dias de recesso na próxima semana, conforme o decreto de ponto facultativo de 17 a 21 de abril, considerando o feriado da Sexta-Feira Santa e Tiradentes. A “brecha” para viagens movimenta o setor de hotelaria e turismo, principalmente no interior do Estado, por quem busca sossego na natureza.
Alguns municípios, contudo, planejam programação local para tornar os destinos turísticos ainda mais atraentes aos viajantes. Em Rio Verde de Mato Grosso, a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte prepara um cronograma gratuito, além da divulgação de atividades em balneários e casas de show.
“Estamos caminhando para mostrar o potencial de turismo em Rio Verde. A expectativa de receber público esse ano é bem maior. Sempre tem turistas de Coxim, São Gabriel… Então, todo mês teremos atrativos. Neste mês, por exemplo, temos a ação de Páscoa na praça, no domingo (20). Terá caça aos ovos de chocolate e gincanas”, diz a titular Ana Britto.
Também está na lista de eventos da cidade:
- Dia 18 – Peixada de Sexta-Feira Santa, no Balneário Aquapark, day use R$ 50 e almoço R$ 70;
- Dia 19 – Pagode no Balneário e Pousada Pantanal;
- Dia 19 – Show com a dupla Vitor & Matheus e Colle, na Villa Country;
- Dia 20 – Ação de Páscoa.
O setor de hotelaria recebe nesse período hóspedes interessados nos atrativos turísticos e aqueles que visitam os familiares moradores da região. Stéfany Amaral, do Hotel Serra Verde, há 20 anos em Rio Verde, adianta que ainda há quartos disponíveis para reserva.
“Ainda não lotamos, mas temos pouco mais da metade dos apartamentos já reservados. Nesse feriado em específico, vem mais família mesmo, a maioria vem visitar familiares ou para passar um tempo com a família, aqui no hotel mesmo. A procura está estável, sem dúvida nenhuma, até a próxima semana já estaremos lotados”.

Bonito
Segundo a Prefeitura de Bonito, ainda não há um balanço sobre a expectativa de visitantes de 18 a 21 de abril, entretanto, 80% da rede hoteleira da cidade registra lotação.
Além disso, segundo informações do aeroporto de Bonito, os voos com chegada nesse intervalo também estão com ocupação total, indicando alta demanda turística na cidade.
No fim de março, mais de um mês após anunciar a suspensão dos voos para Bonito, a Gol Linhas Aéreas voltou e confirmou a continuidade das operações com partidas do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Além disso, a companhia informou que aumentará a frequência semanal dos voos durante a alta temporada de julho.
Não há eventos programados no período na cidade, conforme a agenda da Sectur, portanto, os famosos balneários e demais atrativos turísticos devem registrar maior movimento.
Segundo a gerente do Zagaia, Gitane Klain, os turistas vieram para visitar o destino. “Estamos com uma média de 95% de ocupação nesta Páscoa e, com o feriado no dia 21 de abril na segunda-feira, tivemos muita procura de hospedagem de quinta a terça-feira”, explica a gerente.
Segundo o CEO do Zagaia, Guilherme Poli, este ano o hotel teve procura com mais antecedência devido ao feriadão. “Pois tivemos a junção de dois feriados, de Páscoa e o 21 de abril. Geralmente, a Páscoa é quase cem por cento de turistas regionais e de países vizinhos como Bolívia e Paraguai, mas dessa vez a principal demanda é nacional, já que foi uma oportunidade de as pessoas viajarem com mais tempo para fazerem os passeios”.https://www.google.com/maps/d/embed?mid=1W9WrO_9XwU_5SwFAq0Vukv58D1k5F8U&ehbc=2E312F
Sossego na natureza
Banhado em água doce, Mato Grosso do Sul tem 40 cidades na rota do Mapa do Turismo Brasileiro, classificadas por quantidade de atrativos, hospedagem, geração de emprego, arrecadação de impostos e número de visitantes.
Portanto, o mapa está dividido em oito regiões, de norte a sul, além da classificação do A ao E, que serve como norteamento para desenvolvimento de políticas específicas para cada grupo de municípios. Sendo assim, apesar das belezas naturais, o Estado só foi incluso nas atualizações do mapa entre 2021 e 2022, por seguir os requisitos estabelecidos na portaria do Ministério do Turismo.