União reconhece emergência por queimadas e inclui Dourados na lista de municípios afetados em MS

União reconhece emergência por queimadas e inclui Dourados na lista de municípios afetados em MS

O Governo Federal reconheceu nesta quinta-feira (27/6), situação de emergência ocasionado por incêndios florestais em 12 municípios sul-mato-grossenses. Além da região do Pantanal, que registra um dos maiores desastres ambientais da história causado pelas queimadas, a lista inclui ainda Dourados e cidades próximas a ela. 

Assinado pelo secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros e publicado no Diário Oficial de hoje, o documento considera ainda o Decreto Estadual número 53, datado de 21 de junho, atendendo a mesma situação em Mato Grosso do Sul. 

Os municípios apontados pela União são Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Corumbá, Coxim, Deodápolis, Douradina, Naviraí, Nioaque, Porto Murtinho e Sidrolândia, além de Dourados. 

Nesta sexta-feira (28/6), as ministras de Planejamento e Orçamento e do Meio Ambiente, Simone Tebet e Marina Silva, respectivamente, além do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, desembarcam em Corumbá para acompanhar a situação do Pantanal. 

No mesmo dia, elas devem anunciar repasses na casa dos R$ 100 milhões ao Governo do Estado para auxiliar no controle da situação. 

Mais de 80 agentes da Força Nacional também chegaram ao Mato Grosso do Sul e se juntam aos servidores da segurança pública do Estado que já atuam no combate ao fogo na região. 

Incêndios

Conforme mostrado na semana passada pelo Dourados News, os incêndios registrados em Dourados ocorrem em regiões rurais. O município está há mais de um mês sem chuvas e os índices de umidade relativa do ar são baixos, ampliando o potencial para risco de queimadas. 

Em um desses casos, ocorrido no dia 18 de junho, na BR-463, rodovia que liga o município à fronteira com o Paraguai, as chamas chegaram próximas de barracos utilizados por integrantes de movimentos sociais. 

De acordo com as informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros, houve o controle do fogo e os moradores não foram atingidos. 
Já no dia seguinte, na mesma região, outra plantação foi afetada e os militares precisaram se deslocar para conter as chamas. 

FONTE

admin

admin