Último ex-combatente de Dourados na 2ª Guerra morre aos 100 anos

Último ex-combatente de Dourados na 2ª Guerra morre aos 100 anos

Januário Antunes Maciel faleceu na manhã desta segunda-feira (2/5). Com 100 anos completados em janeiro, Januário era o último remanescente de Dourados que atuou pela FEB (Força Expedicionária Brasileira) na 2ª Guerra Mundial. As causas da morte não foram divulgadas. 

O ex-combatente é natural do município de Ponta Porã, nascido em 1922. Aos 22 anos, em 1944, passou a integrar o 1º Regimento de Infantaria, conhecido por Regimento Sampaio, como voluntário. 

Januário esteve na linha de frente na Grande Guerra contra o nazismo e o fascismo que assombrou principalmente o continente europeu naquela época. 

Ele participou de batalhas como a de Monte Castello e La Serra, ajudando a libertar a Itália do domínio dos alemães. 

O sul-mato-grossense voltou ao Brasil após ser atingido por um tiro na perna e ficou um ano sem andar, segundo relato contado por uma das filhas dele, Maria Aparecida Rodrigues Maciel da Rosa, em recente entrevista concedida ao Dourados News.

No dia 10 de janeiro de 2022, Januário recebeu homenagens da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Guaicurus e de representantes do 3º BPM (Batalhão de Polícia Militar) pelo centenário de vida completado nesta data. 

Após retornar para Mato Grosso do Sul e se recuperar do ferimento em uma das pernas, Januário Antunes Maciel ainda ingressou em pelotão da Polícia Militar do então estado de Mato Grosso onde trabalhou por 25 anos. 

Créditos: Dourados News

admin

admin