UFGD: Justiça determina que acadêmicos da Leduc deixem Reitoria
A Justiça Federal deu prazo de 24h para acadêmicos do curso da Leduc (Licenciatura em Educação do Campo) deixarem a Reitoria da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), onde montaram acampamento desde a quinta-feira (9/6) como forma de buscar posicionamento da gestão da Instituição no que diz respeito a Faind (Faculdade Intercultural Indígena).
Um oficial de Justiça chegou ao local por volta de 23h de sexta-feira (10/6) com a determinação. Apesar da medida, o grupo ainda permanece no prédio tentando reverter a situação.
Pela manhã, uma aula pública foi realizada na Reitoria. Conforme o estudante do 5º semestre da Leduc, Júlio Cesar Barbosa, a expectativa é que os acadêmicos consigam reverter a determinação judicial.
“Estamos em contato com advogados, advogadas e a Defensoria Pública para que possamos explicar às autoridades o motivo de estarmos aqui. Buscamos um posicionamento da Reitoria sobre o curso”, relatou ao Dourados News.
Entre as pautas solicitadas pelo grupo estão a inclusão dos cursos da Faind – onde está a Leduc – na matriz orçamentária da UFGD, construção de uma ‘Casa de Alternância’ para os estudantes e o custeio integral de transporte, alojamento a alimentação.
Na quinta-feira, comissão formada por 10 estudantes e três professores da Faculdade, se reuniram com o vice-reitor Arquimedes Gasparotto Junior e o chefe de gabinete da Reitoria, Fábio Negrão.
Os acadêmicos também pediam a presença – mesmo via chamada de vídeo – do reitor Lino Sanábria, o que não aconteceu por estar em período de férias.
A UFGD
A Instituição pediu prazo até o final do mês para analisar tecnicamente as pautas solicitadas pelo grupo, para apresentar posicionamento posterior, conforme material publicado no site oficial.
Também ficou definido a criação de uma comissão mista com representante entre da Faind e Gestão da UFGD para estudar soluções para criação da Casa de Alternância.
No encontro, o vice-reitor Arquimedes Gasparotto também disse que a administração da Universidade tem se empenhado pela manutenção dos cursos da Faculdade.
FONTE: Dourados News