Secretaria de Estado de Saúde volta a endurecer regras para reuniões
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul estabeleceu novas regras para reuniões diante do “aumento exponencial do número de novos casos de Covid-19 no atual cenário epidemiológico no País”.
Por meio da Resolução nº 018/SES/MS, expedida pelo secretário Geraldo Resende Pereira em edição extra do Diário Oficial de quinta-feira (28), estabeleceu que as reuniões no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde e suas unidades, deverão ser realizadas prioritariamente por meio de videoconferência ou outros meios eletrônicos.
Excepcionalmente, na impossibilidade de realização de forma remota, a reunião presencial poderá ocorrer desde que adotadas medidas para prevenir o contágio pela doença.
Para isso, é preciso que o encontro seja autorizado pelo dirigente máximo da unidade e o ambiente deverá comportar o número de participantes com o distanciamento mínimo entre os mesmos de 1,5 metro.
Também deve ser dada preferência para locais abertos e, em caso de impossibilidade, a ventilação natural do ambiente seja mantida com portas e janelas abertas.
Além disso, o ambiente deve ser previamente desinfetado com álcool a 70%, produto que deverá ser fornecido aos participantes, aos quais, por sua vez, é exigido o uso de máscara de proteção durante todo o período da reunião;
O espaçamento entre as mesas deve ser de no mínimo 2,0 metros e não é permitida a presença de pessoas com sintomas gripais.
Outras recomendações indicam que seja evitada a presença de pessoas do grupo de risco da Covid-19 e vetado o consumo de alimentos, água e café no ambiente onde a reunião está sendo realizada.
Essa resolução entrou em vigor ontem, quando foi publicada, e seguirá vigente pelo período de 60 dias corridos.