Renato Câmara intervém por recursos federais para o Centro de Equoterapia do 8º BPM de Nova Andradina

Renato Câmara intervém por recursos federais para o Centro de Equoterapia do 8º BPM de Nova Andradina

O deputado estadual, vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) Renato Câmara (MDB), atento às necessidades de entidades que atuam no atendimento às pessoas com deficiência física, está intervindo por recursos federais para custeio das atividades do Centro de Equoterapia da Polícia Militar de Nova Andradina. “Reivindicamos ao senador Nelson Trad Filho (Nelsinho) a viabilização de verba da União a ser destinada à esta importante unidade assistencial do município de Nova Andradina”, afirmou Renato durante sessão plenária.

A Indicação aprovada na ALEMS atende o pleito que foi encaminhado ao Gabinete Parlamentar pelo Comando do 8º Batalhão de Polícia Militar, através do Ofício nº 011/2024. “O Centro de Equoterapia desempenha um papel crucial na reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência, além de oferecer apoio terapêutico a indivíduos com necessidades especiais. A equoterapia tem se mostrado uma ferramenta de grande eficácia, promovendo o desenvolvimento físico, psicológico e social dos participantes”, justificou Renato Câmara.

Ao explicar a importância do convênio financeiro solicitado, o deputado frisa que os recursos serão utilizados custear despesas e, sobretudo, para garantir a continuidade do importante serviço prestado pelo Centro de Equoterapia, dentre ele os pagamentos de: Despesas de pessoal (salário, encargos sociais, eventos de SST – segurança e saúde no trabalho); Compra de materiais para subsidiar o custo operacional e execução dos serviços especializados em equoterapia; e Despesas emergenciais.

Imagem: Acácio Gomes / Nova News

A Equoterapia, atividade conceituada pela ANDE-BRASIL (Associação Nacional de Equoterapia) como “Método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação”, é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como método terapêutico (parecer 6/97, aprovado em sessão plenária de 09 de abril de 1997). De acordo com calendário nacional, a data de comemoração como o Dia Nacional da Equoterapia foi instituído através da lei n° 12.067, de 29 de outubro de 2009, sendo celebrado no dia 09 de agosto.

Foto: Álvaro Rezende

“A terapia com cavalos, tem um papel importantíssimo na reabilitação e no desenvolvimento dos praticantes. Os Centros de Equoterapia vêm sendo cada vez mais procurados para o tratamento de reabilitação de diversas patologias, síndromes e, principalmente, TEA (Transtorno do Espectro Autista). Por isso, é imprescindível assegurar que os recursos necessários estejam disponíveis para manter e ampliar os serviços oferecidos, fato que nos motiva a fazer esta intervenção por recursos federais junto ao Senador Nelsinho”, pontuou Renato Câmara.

FONTE

admin

admin