Renato Câmara cobra o recapeamento da rodovia “Guairá-Porã” situada no cone sul de MS
O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Renato Câmara (MDB) está cobrando, em caráter de urgência, que o Governo do Estado execute o recapeamento de toda extensão da rodovia conhecida como “Guairá-Porã”, que liga Guaíra/PR à Ponta Porã/MS, passando pelo município de Amambai. “Cerca de 250 quilômetros dessa via estadual encontram-se em condições inadequadas para o intenso fluxo e uso, afetando não apenas Amambai, mas também outros municípios da região que dependem diretamente da Guairá-Porã para seu desenvolvimento”, justificou o deputado em Indicação aprovada em plenário da ALEMS.
A reivindicação foi endereçada ao governador Eduardo Riedel, ao Secretário de Estado de Infraestrutura Hélio Peluffo Filho e ao diretor-presidente da AGESUL Mauro Azambuja Rondon Flores. “Recebemos este pleito encaminhado pela Câmara Municipal de Amambai, através do Ofício nº 038 /2024, com cópia da Indicação nº 003/2024 de todos os vereadores, dentre eles, Edison José de Lima Paz e Robson Carmo Monteiro. Esta rodovia desempenha um papel crucial como a principal via de acesso à BR-163, sobretudo, ligando a região de fronteira no sul de Mato Grosso do Sul com os estados do sul do país, sendo de fundamental importância para o escoamento da produção agropecuária da região”.
Continuando a defesa pelo recapeamento asfáltico, Renato Câmara observa que a Guairá-Porã é composta por três trechos de rodovias estaduais que cortam a região, a MS-386, que conecta Sanga Puitã em Ponta Porã a Amambai, a MS-156, ligando Amambai a Tacuru, e a MS-295, ligando Tacuru a Eldorado, passando por Iguatemi, por isso, são de extrema importância para a economia e o desenvolvimento regional.
De acordo com o deputado, reclamações de usuários apontam a necessidade do recapeamento, pois, obras de reparo na rodovia, como o tapa-buraco não têm surtido efeito satisfatório, servindo apenas como medida paliativa, e quando ocorrem chuvas mais fortes na região, os buracos se formam novamente, além de se formarem ondulações nas pistas, especialmente devido a intenso tráfego de veículos pesados.
“Consideramos que somente o recapeamento, com asfalto usinado, é medida assertiva e econômica, pois, tem muito mais tempo de vida útil, e desta forma serão eliminados os buracos, rachaduras, infiltrações e outros problemas que existem no trecho que estão prejudicando o tráfego seguro. Nossa ação parlamentar visa garantir o escoamento da produção de grãos e pecuária desta região, tão importante para o desenvolvimento do nosso Estado, bem como proporcionar tranquilidade às viagens dos demais usuários, sobretudo, evitar acidentes e preservar vidas”, argumentou Renato Câmara.