Quedas frequentes de energia na reserva indígena vem prejudicando moradores; Energisa emite nota
Consumidores da reserva indígena de Dourados têm reclamado de episódios frequentes de queda e volta da energia elétrica de forma repentina, causando prejuízos, como danos a eletrônicos e eletrodomésticos.
Alguns consumidores estão se sentindo prejudicados pela quantidade de piques de energia nas últimas semanas. Na quarta-feira (2) a Energisa realizou manutenção na reserva indígena na parte da manhã, e como de costume não informou aos moradores sobre o desligamento. Eles reclamam que a queda tem causado prejuízos, como aparelhos e peças queimadas. A energia só foi retornada no período da tarde.
Há muito tempo isso vem ocorrendo na reserva indígena, os moradores assim como os comerciantes que também já tiveram seus equipamentos queimados foram percebendo esses episódios, como de uma outra moradora da aldeia Jaguapiru, que preferiu não ter o nome divulgado. Ela também teve uma televisão nova danificada enquanto as crianças assistiam TV.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já explica que os equipamentos eletroeletrônicos podem queimar quando acontecem um corte repentino do fornecimento de energia com a volta segundos depois. Quando a “luz” retorna é o momento em que o equipamento acaba dando defeito.
De acordo com o Procon, se pique de energia, causar danos a aparelhos elétricos, independentemente da existência de culpa. Segundo ele, cabe a concessionária a responsabilidade pelo reparo, a substituição ou ressarcimento do produto.
Já na manhã de ontem (03) foi feito outro desligamento na rede para algumas partes da aldeia Jaguapiru, e outra vez sem o aviso. Ao constatar queima de aparelhos em decorrência de queda ou oscilação de energia elétrica, saiba que a companhia responsável pelo fornecimento é obrigada a reparar o consumidor, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a Resolução Normativa nº 499/12 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O site Dourados Agora entrou em contato com a assessoria da empresa que mandou uma nota de esclarecimento. ”A Energisa esclarece que a interrupção no fornecimento de energia ocorrida na aldeia Jaguapiru na última quarta-feira (02/11), faz parte do serviço de desligamento programado realizado pela concessionária. A ação é um procedimento necessário e que acontece continuamente de forma planejada com o objetivo de viabilizar manutenções e melhorias na rede de distribuição. A atividade é reflexo de investimento da distribuidora para maior segurança e confiabilidade do sistema elétrico.
A empresa também informou que o serviço foi executado das 08h47 às 12h, impactou 77 unidades consumidoras e que 100% dos clientes foram avisados com antecedência por meio de publicação em rádios, SMS, envio de cartas e também no site da concessionária (www.energisa.com.br). Para mais informações ou esclarecimentos, o cliente deve entrar em contato com a Energisa pelo 0800 722 7272.
FONTE: Dourados Agora