Projeto de lei de Hashioka que institui Dia da Agricultura Irrigada é aprovado na Alems
A agricultura irrigada terá uma data comemorativa em Mato Grosso do Sul. Foi aprovado o Projeto de Lei 65/2024, de autoria do deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) que institui o Dia da Agricultura Irrigada, a ser comemorado anualmente em 15 de junho, e inclui a celebração no Calendário Oficial de Eventos estadual. O PL recebeu 18 votos favoráveis durante a sessão ordinária desta terça-feira, 2, da Assembleia Legislativa.
A data acompanha a Lei Federal 14.830/2024 e foi escolhida por estar próxima ao período de seca, quando a produção de alimentos depende totalmente da irrigação. Por haver uma grande preocupação em torno do meio ambiente e da necessidade de se produzir alimentos em qualidade e quantidade suficientes para suprir as crescentes demandas por alimento, a comemoração pretende informar sobre o papel da agricultura irrigada para a sustentabilidade na produção de alimentos e para o desenvolvimento e a segurança alimentar.
Hashioka explica que a prática oferece maior segurança aos produtores, sobretudo em épocas de irregularidade das chuvas, aumento de temperatura e tempos prolongados de estiagem. “Agradeço aos colegas deputados pelo apoio ao nosso projeto. Entendo que a data é uma forma de fortalecermos a agricultura aqui em Mato Grosso do Sul”, agradeceu o autor da proposta.
Agora o projeto segue para publicação no Diário Oficial do Estado.