Produtora vence Pé de Soja Solteiro com 11.813 vagens e leva moto zero para casa

A produtora Rosemar Fonseca de Souza, da comunidade do Carapã, foi a grande vencedora do 25º Concurso Pé de Soja Solteiro, realizado neste domingo (27) em Laguna Carapã. Produtora na região há duas décadas, ela participou da disputa pela primeira vez, e estreou com sorte: o pé de soja produzido pela família somou 11.813 vagens com sementes – o segundo melhor recorde ao longo de 25 anos de concurso.
Pelo primeiro lugar, ela levou para casa uma moto 0km, avaliada em R$ 20 mil. A premiação encerrou a programação da tradicional Festa do Pé de Soja Solteiro, que movimentou a cidade no fim de semana, atraindo milhares de pessoas ao Parque de Exposições Colorindo Pezzarico.
Apesar de otimista quanto ao bom desempenho da planta produzida, a produtora conta que não esperava levar, de cara, o primeiro lugar. “Eu cuidei desse pé de soja com muito carinho, estudei estratégias para melhorar a produtividade e deu muito certo! Estou muito feliz e orgulhosa depois de tanto trabalho e dedicação”, disse a agricultora.
Nesta edição, o concurso teve 20 pés de soja inscritos – uma participação bastante expressiva por parte dos produtores da região. O bom desempenho das plantas também surpreendeu os organizadores – a título de comparação, no ano passado, o pé de soja vencedor produziu pouco mais de 4 mil vagens.
Em 2025, o segundo colocado foi o produtor João Fonseca Matoso, responsável pela produção de um pé de soja com 11.598 vagens com sementes. Ele foi premiado com uma televisão 75 polegadas. Em terceiro lugar, ficou o produtor Nelson Domingos Triches, com 11.526 vagens. Ele levou para casa um ar condicionado 12 mil BTU’s.
O prefeito Itamar Bilibio, que também é produtor de soja na região, expressou o orgulho e alegria pelo sucesso de mais uma edição do concurso. “Os nossos produtores participaram em peso e se dedicaram muito em busca de bons resultados. Isso mostra a força do nosso agronegócio e a relevância de Laguna Carapã para a economia de Mato Grosso do Sul”, comemorou.

Festa movimentada
Quem também acompanhou a programação no domingo foi o governador Eduardo Riedel. Ele esteve em Laguna Carapã com o deputado federal Geraldo Resende, o deputado estadual Junior Mochi e secretários estaduais, além de prefeitos e vereadores de cidades da região. O vice-governador Barbosinha e o deputado estadual Renato Câmara também estiveram no evento ao longo do fim de semana.
“A Festa do Pé de Soja Solteiro de Laguna Carapã já é uma tradição, uma festa que envolve toda a sociedade produtora não só de Laguna, mas de toda a região. É uma disputa saudável que sempre relembra a importância da soja na nossa economia e na nossa cultura”, afirmou o governador, que citou ainda os recursos empregados pelo agricultor em busca de melhores resultados. “Os produtores locais conseguiram desenvolver essa tecnologia, tornando o sucesso da festa ao longo dos anos”, completou.
O prefeito aproveitou a presença de autoridades para anunciar um pacote de investimentos para o município, que somam mais de R$ 40 milhões entre obras, aquisições e serviços a serem executados nos próximos anos. A lista inclui construção de casas, pavimentação de rodovia, construção de escola e aquisição de veículos e ônibus escolares. Parte dos recursos são próprios, além de repasses do governo do Estado e emendas parlamentares de deputados estaduais, federais e senadores por MS. “Estas obras são um presente para Laguna Carapã e irão devolver o desenvolvimento à nossa cidade”, afirmou Itamar Bilibio.
Ao longo de todo o fim de semana, a festa recebeu milhares de moradores e visitantes da região. A programação, toda de graça, incluiu exposição de produtos e maquinários do agro, parque infantil, praça de alimentação, bingo, sorteio de prêmios e shows musicais com artistas como Henrique & Diego, Naiara Azevedo, Panda e a dupla Pedro Paulo & Alex.