Policiais penais fazem outro dia de protestos para cobrar regulamentação da profissão

Policiais penais fazem outro dia de protestos para cobrar regulamentação da profissão

Policiais penais de Mato Grosso do Sul fazem nesta quarta-feira (4) outro dia de protestos para cobrar do governo do estado a regulamentação da carreira. Os servidores da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) estão mobilizados em frente às unidades penais, entre elas a PED (Penitenciária Estadual de Dourados). No domingo, protesto semelhante afetou o dia de visita.

No dia 4 de dezembro de 2019, o Congresso Nacional aprovou a Emenda Constitucional 104, que cria a Polícia Penal, órgão responsável pela segurança do sistema prisional federal, estadual e do Distrito Federal.

Com a transformação em carreira policial, os agentes penitenciários teriam de ser equiparados aos membros das demais polícias brasileiras, mas com atribuições específicas. No entanto, segundo o presidente do Sinsap/MS (Sindicato dos Agentes Penitenciários de Mato Grosso do Sul), André Luiz Santiago, a lei nunca foi regulamentada em Mato Grosso do Sul.

“Em 2019 foi criada a mais nova polícia no Brasil e a emenda determina que os policiais precisam ser regulamentados por lei e o nosso Estado não regulamentou. Desde 2019 foram dados prazos pelo próprio governo, mas não foram cumpridos. Governo tinha dito que no dia 19 de novembro entregaria uma proposta oficial para a categoria, mas não cumpriu. Dia 27 fizemos assembleia para início de mobilização, a categoria aprovou a entrega das horas extras e decidiu não usar uniformes. Temos 1.800 servidores para cuidar da massa carcerária de todo Mato Grosso do Sul. Sem as horas extras é humanamente impossível manter as rotinas e se não temos lei, não temos uniforme”, afirmou o sindicalista ao site Campo Grande News.

FONTE

admin

admin