Polícia realiza ações contra maus-tratos a idosos e checam denúncias em Dourados
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul deflagrou na manhã desta terça-feira (27) a ‘Operação Junho Prata’, que visa combater crimes de violências praticadas contra pessoas com mais de 60 anos de idade.
Em Dourados, policiais Daiji (Delegacia de Atendimento à Infância, Juventude e Idoso de Dourados) estão nas ruas para visitas, ações de prevenções, mas também para realizar a checagem em locais citados em denúncias anônimas.
Antes de dar início as atividades na cidade, a delegada, Andreia Alves Pereira, disse explicou ao Dourados News que a Operação Junho Prata tem como principal objetivo ajudar a dar visibilidade ao problema social.
“A gente vem realizando diversas ações, como visitas em residência e checagem de denúncias que chegaram até nós através do Disk 100. Geralmente estas vítimas estão em situação de vulnerabilidade social”, explicou a delegada.
Além da Daiji, a operação conta com apoio da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher), 1º Distrito Policial e 2º Distrito Policial de Dourados.
Pessoas idosas estão sujeitas a diversos tipos de violência, como física; psicológica; negligência; violência institucional; abuso financeiro; violência patrimonial; violência sexual; e discriminação.
Dados mais recentes apresentados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que Mato Grosso do Sul tem atualmente 412 mil pessoas com 60 anos de idade ou mais, o que equivale a 15% da população.
Lei
A ONU (Organização das Nações Unidas), instituiu o dia 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa.
Em Mato Grosso do Sul, a Lei n° 5.215/2018, batizou o mês de junho como “Junho Prata”, com o intuito de desenvolver campanhas de conscientização.