PM amplia efetivo para coibir crimes no período do fim de ano em Dourados
A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) deu início, na tarde desta segunda-feira (9), à Operação Boas Festas, que reforçará a segurança durante o período de festas de fim de ano em todo o Estado. Em Dourados, a maior cidade do interior, o lançamento aconteceu com a apresentação das estratégias que vão intensificar o policiamento ostensivo nas áreas comerciais e de maior circulação de pessoas, visando prevenir crimes e garantir a tranquilidade da população.
O evento reuniu representantes da PM e lideranças regionais, destacando a importância de Dourados como um polo que atrai visitantes de cidades vizinhas para compras e lazer no período natalino. A operação ‘Boas Festas’ terá aumento de efetivo e viaturas, com ações integradas para oferecer segurança e bem-estar à comunidade.
Durante a cerimônia, o vice-governador Barbosinha destacou a importância da atuação da Polícia Militar em proporcionar uma sensação de segurança não apenas para os moradores de Dourados, mas também para os visitantes das cidades vizinhas.
“Dourados é um polo regional que atrai milhares de pessoas para fazer compras e passear no final do ano. A presença da farda nas ruas garante ao cidadão a tranquilidade de caminhar pelo comércio sabendo que sua vida e seu patrimônio estão protegidos. A PMMS nos orgulha, e Mato Grosso do Sul ostenta indicadores que colocam nosso Estado como referência em segurança pública no país”, afirmou Barbosinha.
O comandante do CPA1, Coronel PM Alex, destacou a importância da integração entre todas as forças da Polícia Militar para garantir a segurança da população durante as festividades de fim de ano. Em seu discurso, motivou especialmente os novos alunos-soldados, que atuarão na missão de proteger e servir a sociedade sul-mato-grossense.
O Tenente-Coronel Samuel Castilho, comandante do 3º Batalhão da PM de Dourados, reforçou o compromisso da Operação Boas Festas em prevenir crimes neste período de maior movimentação. “O objetivo principal é incrementar o policiamento ostensivo nas áreas centrais e comerciais, diminuindo ocorrências e garantindo um final de ano seguro para todos”, explicou.
Reforço no efetivo e nas viaturas
Com o aumento do fluxo de pessoas durante as festividades, a operação contará com um reforço expressivo no policiamento. O efetivo da PM em Dourados será ampliado em 50%, contando com mais de 300 policiais nas ruas, recebendo o apoio de 110 soldados que estão em formação, mas já treinados para atuar na operação, que segue até o dia 5 de janeiro.
Além disso, o número de viaturas em circulação será ampliado, passando de 12 para 20 veículos, o que permitirá maior abrangência das ações e uma resposta mais rápida às demandas da população.