Operação Nova Aliança destruiu quase 700 toneladas de maconha
A 30ª fase da operação Nova Aliança, deflagrada no Paraguai contra o tráfico de drogas, já destruiu quase 700 toneladas de maconha naquele país. A ação acontece por meio da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), FTC, Força Aérea e Polícia Federal do Brasil, sob coordenação do Ministério Público.
Conforme o balanço divulgado pela Secretaria nesta quarta-feira (30), em oito dias de operação, o prejuízo ao tráfico é estimado em, pelo menos, 20 milhões de dólares.
Grande parte da operação ocorre em áreas pertencentes aos bairros Estrella e Ñu Vera, locais onde tem aumentado a descoberta de campos de produção de maconha. Até o momento, já foram destruídos 68 centros de processamento.
Sobre a erradicação de áreas ilícitas, as equipes trabalharam na destruição de cerca de 220 hectares de plantações, equivalentes a 660 toneladas da droga, valor a que se soma a eliminação de 9.683 quilos da droga pronta, encontrada nos acampamentos.
Ainda segundo a Senad, a operação será estendida por mais tempo, uma vez que equipas de patrulhamento estão mobilizadas pela serra para verificar propriedades rurais onde pode ocorrer a produção e tráfico de maconha.
Créditos: Ligado na Noticia