Operação Araceli: caso Sophia aumentou denúncias de abusos contra crianças em MS
Nos primeiros cinco meses do ano, foram 423 medidas protetivas expedidas
Após a morte da menina Sophia OCampo, de 2 anos, em janeiro deste ano, por abuso sexual e maus-tratos, denúncias que envolvem crianças e adolescentes como vítimas aumentou, segundo o promotor do MPMS (Ministério Público Estadual) Marcos Alex Vera.
A Operação Araceli foi deflagrada nesta quinta (11) para cumprir 22 mandados, sendo 11 de prisão e 11 de busca e apreensão. Seis alvos foram encontrados e levados para a delegacia. Um dos presos tem 39 anos, e foi encontrado em sua casa, no Bairro Paulo Coelho Machado. O crime de estupro contra vulnerável teria sido cometido em 2015.
De acordo com o promotor, desde o começo do ano até agora foram 423 medidas protetivas expedidas, contra 220 no ano de 2022. Alex Vera alerta para que denúncias sejam feitas tanto pelo Conselho Tutelar como pelo telefone disque 100.
Operação Araceli
Os mandados foram expedidos pela Veca (Vara Especializada em Crimes Contra Crianças e Adolescentes) de Campo Grande. A maioria dos mandados é contra alvos condenados por crimes sexuais contra crianças e adolescentes.
Entre os meses de março e abril de 2023, foram presos cerca de 30 condenados por crimes sexuais, os quais já estão cumprindo pena em estabelecimentos prisionais.
Participam da operação 60 policiais militares. A operação também está sendo acompanhada pelo Promotor de Justiça especializado na repressão aos crimes contra crianças e adolescentes de Campo Grande.
Fonte: Midiamax