Nova Via Parque Água Boa promete solução inovadora para trânsito de Dourados
A construção da Via Parque Água Boa promete transformar significativamente o trânsito de Dourados, trazendo série de melhorias para a mobilidade urbana. Esta nova via arterial, juntamente com a futura Via Parque Paragem, que será licitada em breve, vai facilitar o deslocamento expresso e desafogar o tráfego nas principais avenidas e rodovias da cidade.
“Com a criação dessas rotas alternativas, esperamos uma redução substancial nos congestionamentos, proporcionando mais fluidez e segurança para motoristas e passageiros no trânsito de Dourados”, afirma a diretora-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Mariana de Souza Neto.
Segundo ela, um dos principais benefícios da Via Parque Água Boa é a ampliação do acesso aos bairros mais distantes e ao Hospital Regional que está sendo construído na BR-463. A nova via também permite a expansão da rota do transporte público, aumentando a eficiência e a cobertura do serviço na cidade.
“Outra vantagem é a ampliação da malha cicloviária, incentivando o uso de bicicletas como meio de transporte alternativo, o que contribui para a sustentabilidade e a qualidade de vida dos moradores”, completa.
Com a Via Parque Água Boa, o tráfego na Rodovia BR-463 e na Avenida Hayel Bon Faker será significativamente aliviado, oferecendo uma rota alternativa que deve reduzir a pressão sobre essas importantes vias de acesso.
A expectativa é que a nova via melhore não apenas a mobilidade, mas também a segurança viária, ao diminuir a concentração de veículos em pontos críticos. Assim, a Via Parque Água Boa surge como uma solução inovadora para os desafios de trânsito de Dourados, promovendo uma cidade mais conectada e acessível para todos.
Essa é uma das maiores obras de infraestrutura da história de Dourados, com mais de R$ 42,1 milhões de investimento, frutos do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). Na sexta-feira (5), o prefeito de Dourados, Alan Guedes, assinou a ordem de serviço para o início dos trabalhos e a autorização para abertura de licitação para a Via Parque Paragem, que irá dar prosseguimento ao trabalho de mobilidade em Dourados.