Guardas municipais treinam para operar aeronaves remotamente
Grupo passa por capacitação no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho
Guardas municipais de Dourados terão formação em Operador de Aeronave Remotamente Pilotada –RPA. Entre segunda-feira (29) e esta terça-feira (30), um grupo passa pela capacitação no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho.
Por meio da Resolução nº 030/DFE/GMD/2023, publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Município, a diretora-geral da Guarda Municipal de Dourados, Liliane Graziele Cespedes de Souza Nascimento, convocou 10 agentes.
Nessa publicação, determinou que comparecessem ao Parque de Exposições nos dias 29 e 30 de maio de 2023 às 07h30 trajados com uniforme operacional (cinto de guarnição e colete balístico – opcional).
Foi estabelecido ainda que esses guardas municipais deverão, pelo período de 24 meses após a realização do curso, atender convocações e ordens de seus superiores hierárquicos no que diz respeito a operação de RPA e multiplicação do conhecimento sobre operador de RPA para outros GM´s ou outras instituições.
Em 2020, quando três servidores do Imam (Instituto de Meio Ambiente) concluíram curso de piloto de RPA (Aeronave Remotamente Pilotada), a Prefeitura de Dourados divulgou que o treinamento prático para habilitação como piloto de RPA é pré-requisito regulamentado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para operação desse tipo de equipamento no Brasil.