GM prende 230 foragidos em 8 meses; média é de quase uma captura por dia em Dourados
A Guarda Municipal de Dourados (GMD) tem realizado em média quase uma prisão por dia em 2024. Com a captura de mais três foragidos da Justiça neste final de semana, a GMD alcançou a marca de 230 foragidos detidos em oito meses.
As prisões realizadas pela GMD não se limitam a um único tipo de crime, abrangendo desde tráfico de drogas, estupro e homicídio até violência doméstica, roubo, furto e quebras de medidas protetivas. As ações da Guarda incluem patrulhamentos preventivos e diversas fiscalizações, como trânsito, ambiental, e rondas escolares comunitárias, além de apoiar outras forças policiais.
Entre os capturados, 12 são adolescentes sob medidas judiciais de busca e apreensão, enquanto 153 prisões foram cumpridas através de mandados de prisão. Outros 65 eram presos que haviam fugido dos regimes semiaberto ou aberto.
As prisões mais recentes ocorreram no domingo, 25 de agosto, durante rondas da GMD. Por volta das 2h, uma equipe patrulhava o bairro Jardim Tropical quando avistou um indivíduo em atitude suspeita. Após tentar enganar os guardas se passando pelo irmão, o homem foi identificado como foragido do Presídio Semiaberto de Dourados.
Mais tarde, às 9h, outro foragido foi detido na Rua Belo Horizonte, no bairro Jardim Independência. Contra ele, havia um mandado de prisão em aberto pelo crime de tráfico de drogas, expedido em janeiro de 2020 no estado do Pará. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.
Por volta das 11h, um jovem de 21 anos, também evadido do Presídio Semiaberto de Dourados, foi preso pela GMD na rua Monte Líbano durante rondas no CEIM Ivo Benedito Carneiro.