Em uma semana, Dourados quase dobra incidência de notificações por dengue

Em uma semana, Dourados quase dobra incidência de notificações por dengue

De acordo com o boletim epidemiológico da dengue divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde na quarta-feira (30), Dourados quase dobrou a incidência dos casos prováveis de dengue em uma semana, passando de 48 para 81 notificações.  

Na quarta-feira (23), a incidência era de 21,3 e agora figura em 35,9. Entretanto, a maior e mais populosa cidade do interior do Estado está na classificação baixa de incidência, ou seja, abaixo de 100 casos por 100 mil habitantes.

Ainda de acordo com o gráfico, a semana 12 de 2022 tem o segundo maior número de casos prováveis em Mato Grosso do Sul, 338. Em primeiro lugar está a semana nove, com 367 casos. A com menos casos é a 1ª de 2022, quando foram registrados 77.

Ação

No diz 29 de março, os agentes de combates as endemias do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) estiveram na região do Jardim Flórida, em Dourados, vistoriando e conscientizando os moradores para reforçar os cuidados contra o mosquito aedes aegypti, causador de doenças como a dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

De janeiro até terça-feira (29), foram registrados 43 casos positivos da dengue, 36 negativos e 39 aguardavam resultado de análise. Segundo a administração municipal, em Dourados, o vírus circulante é o tipo 1 e as regiões mais afetadas são o Altos do Indaiá e grande Flórida.

Com o aumento de chuvas e queda de temperatura, o número de notificações dos casos tende a subir.

Em caso de quintais sujos e terrenos baldios, o CCZ disponibiliza um WhatsApp exclusivo para denúncias, o número é 67 98468-8915. Para outras informações pode ligar no telefone fixo 3411-7753.

Créditos: Dourados News

admin

admin