Dos 19 vereadores de Dourados, 7 querem ser deputados em 2022
Lista pode ficar ainda maior após as definições partidárias, segundo os parlamentares ouvidos pela reportagem do Midiamax
Os trabalhos legislativos ainda não foram oficialmente abertos em Dourados, mas a pauta política não teve recesso. Às vésperas da primeira sessão ordinária deste ano, que acontece na próxima segunda-feira (7), alguns vereadores já sinalizam que pretendem entrar na disputa em busca de assentos na Assembleia ou na Câmara Federal.
Questionados pela reportagem do Midiamax a respeito das intenções eleitorais para 2022, parlamentares municipais apontam a direção que pretendem navegar, como é o caso de sete vereadores que foram categóricos em afirmar que são candidatos a deputado estadual ou federal.
O primeiro a deixar claro que pretende submeter o nome novamente ao crivo dos eleitores é o presidente da Câmara Municipal, Laudir Antônio Munaretto (MDB). “Sou pré-candidato, mas ainda não sei se é deputado federal ou estadual”, comentou Munaretto, ressaltando que irá caminhar de acordo com as decisões da legenda.
Veterano no parlamento municipal e primeiro suplente de deputado estadual, Elias Ishy de Mattos (PT) afirma que pretende disputar uma vaga à Câmara Federal. “Estou no sexto mandato como vereador e sou pré-candidato a deputado federal”, afirma Ishy, que já concorreu ao cargo em 2010 e está filiado há 33 anos no mesmo partido.
O desejo de conseguir uma cadeira na Câmara Federal também é compartilhado por Maurício Roberto Lemes (PSB). Ele está no terceiro mandato e já se colocou à disposição do partido para concorrer a deputado federal. “As coisas ainda estão meio nebulosas, mas vamos em frente”, ponderou o parlamentar.
Única vereadora eleita pelo Progressista, a jornalista Maria Imaculada Nogueira se considera pré-candidata, mas disse que o cargo vai depender das definições partidárias. “Quero ser deputada estadual para trabalhar para o Mato Grosso do Sul todo, e principalmente por Dourados. Já está na hora de termos novamente uma mulher na Assembleia”, ressalta.
Novatos e indecisos
Daniel Teixeira da Costa Junior (Patriota), Fábio Luis Da Silva (Republicanos) e Rogério Yuri Farias Kintschev (PSDB), são recém-chegados no Legislativo de Dourados e nem por isso querem ficar fora da disputa.Daniel almeja a Câmara Federal, enquanto que Fábio e Rogério Yuri buscam uma vaga na Assembleia.
A lista de pretendentes pode ficar ainda maior, caso 5 parlamentares aceitem o convite pelas suas respectivas legendas. Na lista de indecisos estão Creusimar Barbosa Da Silva (DEM), a ex-presidente da Câmara Municipal e atual líder do prefeito, Daniela Weiler Wagner Hall (PSD), Diogo Silveira Castilho (DEM), Márcio Pudim (DEM) e Sérgio Nogueira (PSDB).
Por outro lado, quatro parlamentares ouvidos pela reportagem do Midiamax responderam que preferem direcionar o foco para o mandato no Legislativo Municipal. Nesse grupo estão Jucemar Almeida Arnal (Solidariedade), Jânio Colman Miguel (PTB), Liandra Ana Brambilla (PTB) e Marcelo Pereira Mourão (Podemos).
A reportagem entrou em contato com os 19 vereadores que compõem a atual legislatura da Câmara. Entretanto, três deles não responderam aos questionamentos sobre as intenções para 2022: Juscelino Rodrigues Cabral (DEM), Marcos Roberto Soares (Solidariedade) e Olavo Henrique dos Santos (MDB).