Deputado Renato cobra investimentos para o setor de Segurança Pública de Coronel Sapucaia
O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Renato Câmara (MDB) defendeu, durante a sessão plenária desta quinta-feira (09-05), o aumento de efetivo, mais viaturas, bem como a construção de uma sede própria com alojamentos e infraestrutura adequada para a Polícia Militar de Coronel Sapucaia. A reivindicação ao governador Eduardo Riedel e ao Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, foi oficializada através de Indicação aprovada na ALEMS.
“Recebemos este pleito através da Câmara Municipal de Coronel Sapucaia por meio do Ofício nº 09/2024 com cópia da Indicação nº 40/2024 assinada por todos os vereadores. “Coronel Sapucaia, como muitas outras localidades, enfrenta desafios significativos relacionados à segurança pública. A crescente demanda por serviços policiais, aliada à complexidade e diversidade dos delitos, requer uma resposta eficaz por parte das autoridades competentes”, justifica Renato Câmara.
O deputado destaca que o aumento do efetivo policial é fundamental para a garantia da segurança dos cidadãos. “Com um contingente adequado, a Polícia Militar poderá intensificar ações preventivas e repressivas, promovendo uma maior sensação de segurança na comunidade. Além disso, um efetivo reforçado permite uma melhor distribuição dos recursos humanos, possibilitando uma cobertura mais ampla do território e uma resposta mais rápida aos chamados de emergência”.
Para consubstanciar ainda mais sua reivindicação, o parlamentar que é o autor do projeto que criou a Semana Estadual de Segurança Pública frisa que a disponibilização de mais viaturas também se mostra essencial para o eficaz patrulhamento das áreas urbanas e rurais do município.
“Viaturas em bom estado de conservação e em número suficiente garantem a mobilidade dos policiais e possibilitam uma resposta ágil a ocorrências criminais, contribuindo para a redução dos índices de criminalidade e para o aumento de segurança. Quanto à construção de uma sede própria para a Polícia Militar, trata-se de uma medida que visa proporcionar melhores condições de trabalho aos policiais, além de representar um investimento no fortalecimento das instituições de segurança pública no município. Uma sede própria, com alojamentos e infraestrutura adequada, não só oferece um ambiente mais confortável para os profissionais, mas também otimiza o funcionamento operacional da corporação, facilitando o planejamento e a execução de ações de segurança”, descreveu Renato em sua Indicação.
“Diante de tudo que expusemos está clara a premente necessidade de garantir a segurança e o bem-estar da população de Coronel Sapucaia, e a implementação das medidas ora solicitadas se mostra indispensável. Investir na estrutura e no funcionamento da Polícia Militar é investir na tranquilidade e no desenvolvimento do município como um todo, sobretudo, visando garantir o direito constitucional de Segurança Pública às famílias sapucaienses, previsto no art. 144 da CF, sendo um dever do Estado e responsabilidade de todos”, finalizou Renato Câmara.