Como pretende trabalhar a educação básica em Mato Grosso do Sul?
Giselle Marques (PT) – Nosso plano de governo é defender a educação pública, inclusiva, e de qualidade. Valorizando os profissionais do ensino e a gestão democrática com eleição direta para dirigentes escolares. Junto aos municípios vamos articular e ampliar a oferta da educação infantil, creche e pré-escola, o que garante o direito básico das crianças à educação. E conforto para os pais. No meu primeiro ano de governo, vou corrigir as diferenças salariais entre professores convocados e concursados, reformular o Ensino Médio, oferecer qualidade com formação geral e profissional, articulada com os Institutos Federais. Vamos incentivar para que os municípios cumpram a Lei do Piso Salarial. Garantir o piso nacional, e resgatar o Cursinho Popular.
Rose Modesto (União) – A chave para melhorar uma sociedade é investir em educação. Sei disso pois a educação foi o milagre da minha vida e também sou professora. Na sala de aula aprendi a cuidar de gente. Tenho ciência de que esse investimento precisa ser feito com sabedoria, senão é apenas dinheiro que não traz retorno algum. Nosso olhar vai ser minucioso para que isso não ocorra. A primeira ação é promover a modernização das nossas escolas e dialogar mais com professores e administrativos. O Educa Melhor é nosso programa nessa área e prevê desde a entrada da tecnologia nas escolas até ações de valorização dos profissionais da educação, além do fomento da inovação no ambiente de ensino em Mato Grosso do Sul.
Eduardo Riedel (PSDB) – Temos trabalhado e vamos trabalhar ainda mais para fortalecer a educação. Nos últimos anos, 250, das 340 das nossas escolas estaduais foram reformadas. Atualmente, 40% dos nossos alunos estudam em tempo integral. Quero que as reformas e a educação em tempo integral cheguem a 100% das instituições de ensino do Estado. Outra grande transformação na educação é a rede de infovias digitais, com 7 mil km de fibra ótica, que será instalada no Estado. Mas nada disso adianta sem valorização e qualificação profissional. Por isso a importância de oferecer recursos de desenvolvimento profissional aos profissionais da educação. A equiparação do salário dos professores convocados aos concursados é uma das demandas que pretendo atender.
Marquinhos Trad (PSD) – Atualmente, sofremos com a evasão escolar, a alta taxa de reprovação e o índice de distorção de idade. De cada 100 alunos, apenas 65 terminam o Ensino Médio até os 19 anos. Vamos levar o ensino em tempo integral para unidades escolares em todas as 9 regiões. Promoveremos o letramento digital nas escolas utilizando o ambiente físico e tecnológico para estimular o desenvolvimento dos estudantes com novas tecnologias. Em nosso governo, a valorização dos professores, funcionários e técnicos administrativos da rede estadual será priorizada a partir de dois eixos: equiparação salarial entre contratados e concursados, uma distorção inconcebível; e criação de um novo Plano Estadual de Formação Continuada, com cursos de especializações para o corpo docente.
André Puccinelli (MDB) – Ofertar educação voltada à universalização do conhecimento, à formação cidadã, ao desenvolvimento de competências socioemocionais, ao estímulo do potencial criativo e à capacitação para um mercado de trabalho em transformação. Desenvolver ações para a recuperação das perdas observadas na educação nos últimos anos, especialmente decorrentes da pandemia da COVD-19. Levar internet rápida às escolas.
Capitão Contar (PRTB) – Defendo e sou padrinho do modelo de escola cívico-militar, um projeto do governo do presidente Bolsonaro, que já existe em algumas cidades do nosso estado. Portanto, no meu governo pretendo levar o mesmo modelo para mais cidades do nosso Estado. É inquestionável a qualidade de ensino dessas escolas. Vamos investir na valorização e qualificação permanente de todos os servidores da educação bem como na estrutura física das escolas, dando reais condições para a modernização do ensino e o preparo dos alunos para o futuro, colocando Mato Grosso do Sul entre os melhores estados no parâmetro educacional. Outra meta será aperfeiçoar o programa de estruturação das escolas de tempo integral em todo o Estado.
Adonis Marcos (PSol) – Não respondeu ao questionamento.
FONTE: Dourados News