Com ‘sistema inteligente’, escola da Reme quer melhorar segurança e combater desperdício

Com ‘sistema inteligente’, escola da Reme quer melhorar segurança e combater desperdício

A Escola Municipal Etalivio Penzo, localizada no bairro Parque das Nações II, em Dourados, é a primeira unidade de ensino a contar com o sistema de videomonitoramento e reconhecimento facial, através do projeto ‘Escola Inteligente e Segura’. A iniciativa foi oficialmente lançada nesta terça-feira (24), como um projeto piloto que visa transformar as escolas da rede municipal em ambientes mais tecnológicos e seguros.

Em entrevista ao Dourados News, o secretário de Educação, Carlos Vinicius da Silva Figueiredo, destacou a importância do projeto para a segurança dos alunos e para a gestão escolar. “Nosso objetivo enquanto gestão é que todas as unidades escolares tenham essa possibilidade de segurança. Esse projeto piloto utiliza a tecnologia em serviço da segurança nas escolas. A partir do momento que a criança entra, a família será informada via mensagem. É um sistema que, além de garantir segurança e combater a evasão, auxilia também na produção de merenda e combate ao desperdício”, explicou Figueiredo.

Além de proporcionar mais tranquilidade aos pais, o sistema também permite um monitoramento em tempo real por parte da Guarda Municipal de Dourados.

“Dentro do meu gabinete, terei acesso ao monitoramento da escola, o que me permitirá saber o que está acontecendo no perímetro escolar. Mesmo acesso que a Guarda Municipal terá e estará de prontidão para atuar em caso de qualquer incidente”, complementou o secretário.

A escolha da Etalivio Penzo para a implantação do projeto piloto foi estratégica. Segundo Figueiredo, a escola, que atende mais de mil alunos, foi selecionada por ser uma das maiores da rede.

“Se conseguirmos fazer a gestão eficiente dessa unidade, será mais fácil replicar o sistema nas escolas menores. A partir dessa experiência, conseguiremos ajudar as outras unidades a adotar a tecnologia com sucesso”, afirmou.

O diretor-geral adjunto da Guarda Municipal, José Rubens Barbosa, reforçou a eficácia do sistema para a segurança pública. “O monitoramento permite que saibamos o que está acontecendo em tempo real, o que torna a ação mais rápida quando necessário. Ao notarmos qualquer situação anormal, a segurança pública será acionada imediatamente. Temos viaturas que fazem rondas escolares e o videomonitoramento vai auxiliar bastante nesse trabalho de segurança”, ressaltou Barbosa.

Para a diretora adjunta da escola, Sueli Macedo, o projeto trouxe uma sensação de alívio para a comunidade escolar.

“Esse sistema garante tranquilidade não apenas para os pais, mas para todos que fazem parte da escola. Sabemos que a segurança dos alunos está em boas mãos”, destacou Sueli.

De acordo com a Semed, o Projeto ‘Escola Inteligente e Segura’ faz parte de um contrato de comodato, sem custos para o município, e será gradualmente expandido para todas as escolas municipais e Centros de Educação Infantil (CEIMs) de Dourados. 

FONTE

admin

admin