Com replantio de árvores, Dourados quer recuperar margem de córrego da Reserva Indígena
Além de ação nas aldeias, prefeitura também faz distribuição de mudas na praça Antônio João
Em comemoração ao dia da árvore, a Prefeitura de Dourados, através do Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados), realiza a doação de mudas nativas e frutíferas nos dias 20 e 21 de setembro. A entregas acontecem na Reserva Indígena Federal e também na Praça Antônio João
A primeira ação acontece nesta quarta-feira (20), às 8h30, com a doação e plantio de 60 mudas de árvores nativas e frutíferas na Reserva Indígena de Dourados. Alunos das escolas Municipal Tengatuí Marangatu e Estadual Guateka Marçal de Souza, vão participar do plantio.
O diretor-presidente do Imam, Ademar Roque Zanatta, destaca que a ação vai auxiliar na recuperação de uma área às margens do Córrego Jaguapiru.
“As mudas serão plantadas em uma área em que está em curso um projeto de recuperação ambiental denominado Nascente Viva, idealizado pela Dona Lenir Paiva, da Associação das Mulheres Indígenas de Dourados”, explica Zanatta.
Segundo ele, esse projeto acontece desde 2018 e tem o objetivo de restaurar uma área de aproximadamente 30 hectares ao longo das margens do córrego Jaguapiru.
De acordo com o atual coordenador do Projeto, professor Cléber Dias, até o momento já foram plantadas 3.000 mudas de árvores, dessas, 450 mudas foram doadas pelo Imam.
“Neste ano, serão mais 60 mudas, chegando a um total de 510 mudas doadas e plantadas”, afirma.
Na quinta-feira (21), as atividades continuam às 9h, na Praça Antônio João, onde haverá a
doação de mudas de árvores nativas e frutíferas para a população.
As mudas são das espécies araçá, ameixa, aroeira pimenteira, goiabas vermelha e branca, ipê amarelo, jequitiguaçu, pitanga vermelha e tamarindo.