Com 15 ações, o Plano de Desenvolvimento Econômico de Dourados ajudará na transformação do município

Com 15 ações, o Plano de Desenvolvimento Econômico de Dourados ajudará na transformação do município

Lançado pelo Sebrae e Prefeitura Municipal, documento foi elaborado por meio do programa Cidade Empreendedora

Em uma solenidade realizada no Teatro Municipal de Dourados, localizado no Parque dos Ipês, o Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal lançaram, na noite desta terça-feira (31), o Plano de Desenvolvimento Econômico para o município. O documento é mais uma entrega do programa Cidade Empreendedora, executado em Dourados desde maio deste ano e, segundo o prefeito, Alan Guedes, é um passo importante para auxiliar a cidade na retomada econômica.

“O plano vai contribuir para que Dourados retome o caminho do desenvolvimento, passamos por momentos difíceis diante dos impactos da pandemia, e o Sebrae tem sido um excelente parceiro para que a gente possa mitigar esses efeitos. Com a execução das ações pensadas e colocadas no documento, nós temos convicção que a economia da cidade dará as respostas necessárias para que o ambiente de negócios se torne mais favorável e a cidade retome o seu lugar de protagonismo no cenário estadual”, ressaltou o gestor.

Desenvolvido a partir de pesquisas socioeconômicas e do diálogo com lideranças locais do município, o Plano de Desenvolvimento Econômico de Dourados contém 15 ações voltadas para as áreas de cultura, inovação e tecnologia, saúde, serviços e educação. Além disso, também há iniciativas voltadas para o varejo e para o fortalecimento da agricultura familiar.

Na data, as ações foram apresentadas pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cleriston José Recalcatti, que enfatizou a relevância do documento, principalmente, por atender as necessidades de vários setores. “Hoje é um dia importante para o município, estamos entregando o plano para a sociedade depois de um longo trabalho. Dentre as áreas abordadas, está agricultura familiar, já que Dourados é um grande celeiro de atividades do agro, com treinamentos e aperfeiçoamentos para os agricultores. Também vamos trabalhar a Educação Empreendedora nas escolas, além de atuar com o comércio local, levando práticas e técnicas, e um planejamento estratégico junto a Associação Comercial para fortalecer o empreendedor e ajudá-lo a superar esse momento de desafios”, pontuou o secretário.

Na data, o conselheiro do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MS e secretário adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Ricardo Senna, enfatizou que a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico é importante para que o poder público aja de forma assertiva e impulsione o crescimento do município.

“Quando a prefeitura faz o planejamento do seu desenvolvimento, do ponto de vista econômico, isso é extremamente positivo porque reduz a incerteza e dá algum grau de credibilidade à política pública do município. Para Dourados, em especial, isso é fundamental, pois é a segunda maior cidade do Estado que tem atraído grandes investimentos. Diante disso, a administração pública faz o dever de casa ao estabelecer parâmetros seguros para que a tomada de decisão seja positiva, consiga chamar à atenção de novos empreendimentos, fortaleça o comércio local e gere emprego e renda, e, com isso, o desenvolvimento”, esclareceu Senna.

As ações elencadas no Plano de Desenvolvimento Econômico também irão nortear a execução do programa Cidade Empreendedora em Dourados, que é executado a partir do eixo competitivo “Cidade de Negócios”. A vertente foi escolhida pela administração pública e envolve análises e entregas estratégicas para alavancar o desenvolvimento por meio do empreendedorismo. Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, com esse trabalho junto à prefeitura, a instituição se faz presente para auxiliar na transformação do município e o Plano de Desenvolvimento Econômico é mais uma entrega que tem esse propósito.

“É um plano feito a várias mãos. Tivemos o envolvimento da Associação Comercial, do Sindicato Rural, e de todas as lideranças locais que atuaram em conjunto com a população e com a prefeitura para elencar as ações de desenvolvimento e apontar qual caminho deve ser seguido. Dourados é o maior município que integra o Cidade Empreendedora e é relevante para o Estado como um todo, nós temos, com certeza, um planejamento que mira no futuro e irá promover a transformação e o crescimento da cidade”, comentou Mendonça.

Entre as lideranças locais do município, também participou do Lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED) e conselheiro do CDE do Sebrae/MS, Nilson Santos, que reiterou a importância do documento e das ações para o crescimento da região e fortalecimento do comércio local.

“Quando se faz um planejamento para Dourados, os benefícios trazidos pelas iniciativas beneficiam também a região da grande Dourados. O município é um polo regional que abrange outras 34 cidades, então, o legado que será deixado por esse trabalho tem um impacto ainda maior. Tenho certeza que veremos melhorias, principalmente, para os empreendedores para que eles tenham condições de atuar com dignidade e melhorar os negócios”, expôs o presidente da ACED.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.

admin

admin