Após três anos de intervenção, Bolsonaro nomeia reitor da UFGD
O presidente da República Jair Bolsonaro (PL) nomeou o novo reitor da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) após pouco mais de três anos de intervenção na Instituição. Trata-se do professor Jones Dari Goettert, lotado na FCH (Faculdade de Ciências Humanas).
O decreto com a mudança é datado de 22 de junho e assinado também pelo ministro da Educação, Victor Godoy, consta na edição desta quinta-feira (23/6) do Diário Oficial da União, com validade do mandato por quatro anos.
Após a nomeação, ele será empossado durante cerimônia em Brasília (DF). Ainda não há confirmação se a formalidade acontecerá hoje.
Desde 2019, quando a lista tríplice encaminhada ao MEC (Ministério da Educação) foi ignorada, a Universidade era comandada por reitores pró-tempore.
A primeira nomeada nessa função foi Mirlene Ferreira Macedo Damázio, que permaneceu no cargo até fevereiro de 2021 e encontrou muita resistência da comunidade acadêmica. No lugar dela, assumiu o posto Lino Sanábria, passando pelos mesmos problemas.
Quando deu início ao imbróglio que resultou na intervenção da UFGD, o nome escolhido na consulta prévia da Instituição foi o do professor Etiene Biasotto.
FONTE: Dourados News