Agora é Lei: pet shops são obrigados a transportar animais em veículos climatizados em Campo Grande
Projeto de Lei surgiu na Câmara de Campo Grande após morte de cadela em 2023
A Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), sancionou a Lei que obriga pet shops a transportar animais em veículos climatizados. A informação foi publicada no Diogrande desta segunda-feira (13).
Conforme o documento, o transporte de animais de estimação, executado por clínicas veterinárias, lojas de banho e tosa ou pet shops, deve ser realizado em veículos climatizados, providos de ventilação, iluminação e temperatura adequada. Além disso, os animais devem estar em caixa de transporte com sistema de segurança que a imobilize dentro do automóvel.
A proposta, que foi aprovada pela Câmara dos Vereadores de Campo Grande em sessão de 16 de abril, é de autoria de André Luis (PRD). O então projeto pontuou que a falta de leis que regulem este tipo de serviço coloca a segurança de pets em risco. Por isso, é importante estabelecer padrões de segurança, já que no momento de transporte eles estão vulneráveis e privados de liberdade.
Entretanto, a elaboração do projeto de Lei aconteceu após a morte de Prada. A cadela morreu aos 3 anos de idade, por hipertermia, após ser transportada em um carro sem ventilação. No dia do óbito, o animal foi entregue saudável para o serviço de banho. Mas, posteriormente, foi devolvido com baixa oxigenação no organismo e sangue nos pulmões.