Ações de educação financeira da Sicredi Centro-Sul MS impactam cerca de 15 mil pessoas
Cerca de 15 mil pessoas foram impactadas diretamente com as ações de educação financeira promovidas pelas agências da Sicredi Centro-Sul MS nos 38 municípios da área de atuação. Foram desenvolvidas, de janeiro a maio, mais de 300 atividades vinculadas ao programa Cooperação da Ponta do Lápis e que foram intensificadas no mês de maio, durante a Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF).
Durante a semana ENEF, que encerrou dia 21 de maio, a Sicredi Centro-Sul MS intensificou a divulgação da campanha “Educação Financeira não é sorte, é conhecimento” nas suas plataformas digitais. A campanha demonstrou a importância do público em conhecer sobre o tema através da websérie “Sim ou Não, Dinheiro na Mão”, composta por três episódios os quais fazem uma paródia dos programas de auditório, em que o participante é colocado dentro de uma cabine e deve responder “sim” ou “não” às perguntas do apresentador, mesmo sem ouvi-las e sem saber o que está acontecendo no palco.
No estande anexo à Agência Móvel durante 57ª Expoagro em Dourados, a Cooperativa promoveu também uma série de ações voltadas à educação financeira, aproveitando a Semana Nacional de Educação Financeira, incluindo jogos de vídeo game, histórias em vídeo da Turma da Mônica e ações no metaverso com a utilização de óculos de realidade virtual. Mais de 700 alunos de 22 escolas passaram pelo local que, além de conhecerem a história da Cooperativa dentro da realidade virtual, receberam orientações de educação financeira aprendendo um pouco mais sobre como economizar em hábitos diários.
Somente com a apresentação teatral Circo dos Sonhos, a Cooperativa impactou crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas de nove municípios de Mato Grosso do Sul, entre eles Douradina, Aral Moreira, Anaurilândia, Bataguassu, Santa Rita do Pardo, Itaquirai, Eldorado, Rio Brilhante e Dourados. A peça teatral foi desenvolvida pela Companhia de Teatro Sucata Cultural e tem apoio do Sicredi e conta a história de três palhaços que encontraram, na educação financeira, uma ferramenta para tornar seus sonhos realidade. Em Dourados, o Circo dos Sonhos já percorreu o distrito de Itahum, as escolas Imaculada Conceição, CAIC e Loide Bonfim Andrade e também esteve na 57ª Expoagro.
Para o assessor de desenvolvimento do cooperativismo, Mayk Richard Soares Wendler, a educação financeira é um dos pilares de desenvolvimento do Sicredi e integra esse pilar o programa Cooperação na Ponta do Lápis, que tem o propósito de cooperar para uma vida financeira sustentável e de proporcionar uma relação saudável com o dinheiro. “A ideia é estar presente em toda nossa área de atuação com ações que impactam diretamente a vida da comunidade de maneira positiva e sustentável”.