A três meses das eleições, pré-candidatos pedem exoneração do Governo de MS
Exonerações foram publicadas, a pedido, no DOE desta quinta-feira (4)
O Governo de Mato Grosso do Sul publicou, nesta quinta-feira (4), a exoneração de servidores comissionados que devem concorrer às eleições de 2024. Nesta semana termina o prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para que os interessados em concorrer a um cargo público peçam a exoneração pelo menos três meses antes da votação. O primeiro turno está marcado para 6 de outubro.
As publicações foram feitas no DOE (Diário Oficial do Estado) desta quinta-feira.
Na lista de exonerados, a pedido, da Casa Civil, a contar a partir de 1º de julho, estão o ex-superintendente do Procon, Marcelo Salomão, o ex-vereador Elias Longo Junior e João Bosco Martins de Barros, que já disputou as eleições para deputado estadual.
Outra exonerada da Secretaria de Estado da Casa Civil é Glaucia Antonia Fonseca Dos Santos Iunes, cunhada do prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes.
O candidato ao governo em 2020, Adonis Marcos De Souza, foi um dos exonerados da SED (Secretaria Estadual de Educação).
Nomeação e exoneração de servidores
A partir do próximo sábado (6), ou seja, faltando três meses para as eleições municipais, fica proibida a nomeação, contratação e demissão por justa causa de servidores públicos.
A exceção ocorre para nomeação e exoneração de quem exerce função comissionada e a contratação de natureza emergencial para garantir o funcionamento de serviços públicos essenciais.