Conselho do Meio Ambiente aprova verba para solucionar quedas de árvores
O Conselho Gestor do Fundo Municipal de Meio Ambiente de Dourados aprovou por unanimidade, no dia 18 de novembro, a liberação de aproximadamente R$ 637 mil para que uma empresa seja contratada com objetivo de solucionar as constantes quedas de árvores ocorridas na cidade.
Essa informação consta na Ata nº 05/2021, publicada no Diário Oficial do Município de quarta-feira (24) com a descrição dos trabalhos realizados durante a quinta reunião ordinária.
De acordo com a publicação, os conselheiros foram unânimes na aprovação do recurso “para contratação de empresa especializada para manejo da arborização urbana, incluindo a supressão, destoca, plantio, conserto de calçada e destinação adequado dos resíduos”.
Durante a reunião, coube à servidora Nayara Fonseca de Carvalho recordar que Dourados “declarou situação de emergência no mês de outubro, em decorrência das fortes chuvas e ventos que atingiram o município e que resultaram em sucessivas quedas de árvores e comprometimento de várias outras”.
Ao advertir que o Plano Diretor de Arborização Urbana do Município “evidenciou a necessidade de realizar o manejo e supressão de centenas de árvores”, ela informou que o Imam (Instituto de Meio Ambiente) e a Secretaria Municipal de Obras Públicas “haviam iniciado os procedimentos necessários para dar início a um amplo processo de licitação para esse fim”, mas devido as consequências do temporal e após reunião com a Secretaria Municipal de Governo, “optou-se, como medida paliativa, pela contratação emergencial dos serviços de manejo das árvores, porém com um escopo menor”.
Créditos: Dourados Informa