Semana Santa: mais de 100 padres renovam votos em Missa do Cristo em Campo Grande

Quinta-feira Santa é conhecida pelo lava pés, mas renovação sacerdotal é um dos momentos mais bonitos da semana
Mais de 100 padres, com suas vestes bonitas, entrando na igreja e sentando no banco dos fiéis, ao coro dos católicos e da banda eclesiástica. A renovação sacerdotal é um dos momentos mais bonitos da Semana Santa, porém, pouco divulgado, já que a missa do lava-pés é o ritual mais conhecido, em memória da última ceia de Jesus. No entanto, para os párocos, é o momento em que revigoram os próprios compromissos com a igreja.
“A Quinta-feira Santa é o dia em que celebramos a instituição de Eucaristia, que é quando Jesus dá a última ceia, que é a missa que celebramos de noite. Jesus parte o pão, todos comem, distribui o vinho e todo o ritual é feito em memória a ele. Agora, na parte da manhã, celebramos a instituição do nosso sacerdócio, em que todos os padres e bispos se reúnem na missa, que se chama Missa do Cristo, a missa do salvador, a missa da unidade, em que renovamos os nossos compromissos sacerdotais, então, hoje é o Dia do Padre também”, afirmou o arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas, ao Jornal Midiamax.

Conforme o arcebispo, é sempre um momento único, porque todos, inclusive os religiosos, participam e se recordam do dia da nossa ordenação. “É um dia santo e um momento de renovação para os padres também. Além disto, é o dia em que a gente abençoa os santos óleos, que serão usados depois, ao longo de todo ano, para o batismo, crisma, os doentes, e o óleo do crisma também é para ungir os padres, bispos e a própria igreja, as colunas, tudo com o óleo de Deus, até a próxima Semana Santa“, explicou.
Mais de 100 padres participaram da missa na Paróquia Cristo Bom Pastor
Nesta Quinta-Feira Santa (17) a missa na Igreja Matriz da Paróquia Cristo Bom Pastor, bairro União, reuniu mais de 100 padres, conforme a organização do local. “É um sentimento de renovação pessoal que nós temos hoje, uma revisão da vida, é voltar às origens. Lembrar aquilo que a gente prometeu, no dia da própria ordenação, é o dia também de sair, como eu disse, com um novo ardor”, argumentou.

Pároco da Paróquia Cristo Bom Pastor, Miguel Ferreira Lima Filho, ressaltou que o clero celebra a instituição da Eucaristia. “Hoje é um dia muito importante na Igreja Católica Apostólica Romana, especialmente na nossa Arquidiocese, onde nós nos unimos para a renovação dos nossos votos sacerdotais. E celebrar a Missa da Unidade, onde também o arcebispo vai consagrar o óleo, onde é ungido no batismo, na crisma, e também o óleo dos santos enfermos, então, é uma alegria muito grande poder celebrar esta festa da unidade, onde Cristo institui, nesta quinta-feira santa, a Santa Eucaristia, falou.
O pároco disse ainda que a Paróquia Cristo bom Pastor se alegra em receber o clero de Campo Grande hoje. “Nós também comemoramos, este ano, 25 anos da criação desta paróquia. A lição de hoje é simples, a lição de Jesus Cristo. Quando nós ouvimos a narração de Jesus, através dos Evangelhos, Ele nos ensina a sermos simples, mas, profundamente acolhedores, então, o nosso povo está fazendo aquilo que Jesus inspira ao nosso coração, sermos pessoas humanas que amem a Deus em primeiro lugar, e o segundo mandamento, amar o ser humano. Este gesto é grandioso, e com certeza digno da vida de Cristo em nossa vida”, argumentou.
A psicopedagoga Maria Aparecida Borges da Silva, de 62 anos, ressaltou que a Semana Santa é de introspecção e que o católico deve estar presente em todas as celebrações.
“Esta é uma celebração que consagra o óleo do crisma e abençoa óleo dos enfermos e do catecúmeno, que vai ser usado durante este ano, então, é de grande importância sim que todos os fiéis participem deste momento. É uma semana de reflexão, de pensar em tudo o que vivemos até o momento e pensar no que Jesus fez pela sua crucificação e morte, pela nossa salvação, pelo perdão dos nossos pecados, então, é até dolorosa”, finalizou.
