População lota parque no primeiro dia de pesca liberada no Antenor Martins

A tradicional pescaria no lago do Parque Antenor Martins marcou o início da 1ª Festa da Páscoa de Dourados nesta quinta-feira (17/4). A atividade foi liberada das 7h às 17h exclusivamente para pessoas com deficiência, idosos e crianças de até 12 anos acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
O evento, promovido pela Prefeitura de Dourados, segue até o dia 20 e conta também com diversas atrações culturais, esportivas e gastronômicas.
A pescaria atraiu famílias inteiras logo nas primeiras horas do dia. O douradense Douglas Almeida Tavares, de 35 anos, chegou ao parque por volta das 6h30, acompanhado dos dois filhos e dos tios.

Ele destacou a tradição familiar e a importância da atividade como lazer. “Quem me incentivou a pescar foram meus tios, meus avós. Meus avós moram na beira do rio então pescar vem de infância. E quando abre a pesca aqui realmente é muito bom”, afirmou.

Douglas também é criador de conteúdo na internet e comanda o canal “Pescador Douglas Almeida”. “A nossa vida, a nossa renda hoje é do canal. Aí a gente vai direto aqui para o nosso Rio Dourado. De vez em quando a gente viaja para o Pantanal. A nossa pescaria lá no nosso canal é uma pescaria mais raiz, mais de barranco, como pescaria de Curimba, Piapara”, contou.

Outro participante assíduo da pescaria no Parque Antenor Martins é Durval Nogueira, de 75 anos. Ele estava acompanhado da esposa e revelou que a paixão pela pesca começou na infância.
“De molecão de oito anos, já ia na beira dos córregos pescar peixe pequeno e depois que a gente vai crescendo vai incentivando a pegar peixe maior. E, aqui eu venho direto”, disse.

Durval aproveitou a manhã para garantir o peixe da Sexta-feira Santa.
“Ah, isso aí nós vamos fazer um fritado dele na sexta-feira santa, e aí a gente come o peixe”, contou animado, revelando ainda que pretende reunir filhos e neta para a refeição.

Para Santiago Augusto Lima, de 51 anos, a pesca é um momento de lazer e tranquilidade. Ele chegou ao parque por volta das 7h30 e elogiou a estrutura do evento. “Cheguei aqui, o pessoal da portaria me auxiliou, cheguei até o lago, de boa. Está bem prestativo o pessoal aqui”, afirmou.

Santiago contou ainda que pretende permanecer no local até o final da tarde e, se fisgar algum peixe, já tem planos: “Ah, vamos fazer no sábado, né? Hoje ou sábado, nós fazemos um peixe”.
O secretário municipal de Agricultura Familiar, Bruno Cezar Alvaro Pontim, em entrevista ao Dourados News, destacou o esforço coletivo das secretarias municipais na organização da Festa da Páscoa.

Ele também comentou os desafios enfrentados nos preparativos. “Nós pegamos um período chuvoso, uma reforma do parque, então nós tivemos vários desafios para ser superado. Mas eu acho que o público também está colaborando, estão gostando do espaço”, disse.
Ele enfatizou ainda a importância da pescaria no evento. “Hoje a pesca é o momento mais esperado. O idoso gosta de vir com a família, o pai trazer a criança, o contato com a fauna”.
Durante os quatro dias de programação, além da pescaria, o evento contará com praça de alimentação, feira de artesanato, brinquedos infláveis, apresentações musicais e atividades esportivas promovidas pela Fundação de Esportes de Dourados (Funed).
Importante lembrar que no lago do parque, foram inseridas 2,5 toneladas de peixes das espécies pacu, tambacu e patinga para garantir a diversão dos pescadores.

Veja abaixo as regras para a pescaria:
– Será permitido o uso de somente uma linha de pesca na água, por pescador, ou seja, apenas um equipamento de pesca por pessoa;
– Durante a pesca será proibida a utilização de qualquer apetrecho que esteja em desacordo com a legislação vigente, tais como redes, tarrafas, “joão bobo”, espinhel, etc.;
– É proibida a alimentação dos peixes no lago, com ceva, milhos, farelos, quireras, entre outros, durante o evento;
– A participação de crianças até 12 anos será permita somente se acompanhadas dos pais ou responsável;
– Proibida a entrada de bebidas alcoólicas, em cooler ou outros meios de alocação;
– Proibida a entrada e o consumo de qualquer bebida que estejam acondicionadas em recipiente de vidro;
– Autorizada a entrada de cadeiras, assentos e alimentos para consumo no local;
– Proibida a comercialização de alimentos, bebidas ou qualquer insumo nas imediações do Parque Antenor Martins, sem expressa autorização da Semaf;
– Entrada e saída dos participantes da pesca serão realizadas exclusivamente pela portaria principal do evento, à Rua Antônio Emílio de Figueiredo, em local identificado;
– O peixe capturado mediante pesca poderá ser levado para casa, sem qualquer custo para o participante. Estabelece-se o limite de apenas três exemplares de peixe por pescador;
– Proibida a entrada de qualquer veículo dentro no parque durante o período de pesca, salvo veículos oficiais e da organização do evento;
– Usuário/participante que descumprir as regras deste regulamento será retirado do local e não poderá participar da pesca, nos outros dias do evento;
– Os participantes deverão recolher todos os resíduos sólidos – lixo, gerados por eles e pelos que estiverem sob sua responsabilidade durante e no local do evento, devendo acondicioná-los em sacos próprios e depositá-los nos locais indicados;
– Proibida a entrada e execução de qualquer tipo de aparelhagem sonora dentro das imediações do Parque Antenor Martins durante o evento.