Nelsinho Trad é cotado para assumir comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado

Eleição para novo presidente do Senado Federal será no sábado (1) e comissões serão definidas
O Senado Federal se prepara para as eleições da nova mesa diretora e definição dos presidentes das comissões permanentes. Para ocupar a presidência de uma das principais comissões, está cotado o senador de Mato Grosso do Sul, Nelsinho Trad (PSD).
Conforme publicado pelo Poder360, Nelsinho deverá presidir a CRE (Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional), atualmente comandado por Renan Calheiros (MDB-AL). Vale lembrar que o senador de MS já ocupou o colegiado em 2019 e 2020.
Os indicados, em geral, costumam ser definidos por acordos antes das votações. As escolhas dos nomes levam em conta o tamanho das bancadas, articulações e troca de apoio para a presidência do Senado.
Do partido de Nelsinho, Otto Alencar (PSD-BA) deverá ficar com o comando da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Com 15 senadores na Casa, o PSD teria negociado em troca de apoio à candidatura de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) à presidência do Senado. Otto seria candidato, mas abriu mão da presidência para pavimentar o caminho de Alcolumbre à cadeira do Senado.
Candidatos à presidência do Senado
Além de Alcolumbre, outros quatro senadores colocaram o nome para o pleito. Deverão concorrer Marcos Pontes (PL-SP), Marcos do Val (Podemos-ES), Eduardo Girão (Novo-CE) e a senadora de Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke (Podemos), que pode ser a única mulher a concorrer à cadeira atualmente ocupada por Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Eleições no Senado
O Senado Federal marcou para o dia 1º de fevereiro, sábado, a eleição para escolher o novo presidente e os outros integrantes da Mesa da Casa para a 57ª Legislatura.
Conforme divulgado pela Agência Senado, o início da primeira sessão preparatória, na qual será eleito o presidente, está marcado para as 10h. Em seguida, às 11h, deverá ocorrer a segunda reunião, para a eleição dos demais integrantes. Os mandatos são de dois anos.
A Mesa do Senado, ou Comissão Diretora, é responsável pela direção dos trabalhos legislativos. Além do presidente do Senado, que também preside o Congresso Nacional, compõem a Mesa dois vice-presidentes e quatro secretários, que exercem atribuições previstas na Constituição e no Regimento Interno da Casa. Além disso, a Mesa tem quatro suplentes.
No dia 3 de fevereiro, já sob a direção da nova Mesa, serão abertos os trabalhos legislativos do Congresso Nacional. A sessão solene que abre o ano legislativo é feita com a participação de representantes dos Três Poderes.