Sem chuvas há dez dias, alerta é para umidade entre 20% e 30% em Dourados

Sem chuvas há dez dias, alerta é para umidade entre 20% e 30% em Dourados

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta chamando a atenção para os baixos níveis de umidade relativa do ar em extensão geográfica que abrange Dourados e parte do território sul-mato-grossense. 

Conforme o aviso, entre às 14h até 16h desta sexta-feira (10) as taxas de umidade devem variar entre 30% e 20%, o que pode proporcionar riscos de incêndios florestais e danos à saúde. 

Além das taxas de umidade relativa do ar, o forte calor também traz preocupações principalmente para pessoas que trabalham em ambientes abertos expostos ao sol e para crianças e idosos. 

A previsão do Inmet para hoje é de máxima de 36°C em Dourados, céu com pouca nebulosidade e ventos com intensidade amena. 

Não há previsão de chuva para esta sexta-feira (10). A cidade já completou 10 dias sem o registro de precipitações pluviométricas expressivas. 

A média de chuva esperada para dezembro é de 177.7 mm, porém, até agora Dourados acumula apenas 0.5 mm neste mês, segundo dados do Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste. 

Diante do calorão e da baixa umidade, o Inmet aconselha beber bastante água, evitar desgaste físico durante as horas em que o ar estiver mais seco, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, além de usar roupas leves. 

Final de semana

As temperaturas prometem ficar ainda mais elevadas neste sábado (11) em Dourados, com máxima esperada de 39°C, além de taxa de umidade relativa do ar novamente podendo chegar perto de 20%, conforme previsão climática do Inmet. 

Para este domingo (12) é esperado aumento de nebulosidade com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. O calor máximo pode chegar em 34°C. 

Já o CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) prevê chegada de chuva em Dourados apenas na próxima quarta-feira (15). 

Créditos: Dourados News

admin

admin