Para secretário, quedas nas internações por Covid-19 é ‘reflexo da vacinação’

Para secretário, quedas nas internações por Covid-19 é ‘reflexo da vacinação’

Pela primeira vez em 2021, Dourados teve no domingo (1), o dia com menos internações por causa da Covid-19 – 33 pacientes. A informação foi divulgada com exclusividade pelo Ligado Na Notícia (veja aqui).

Autoridades em saúde atribuem essas quedas nas internações, casos e óbitos, ao lockdown decretado pelo prefeito Alan Guedes (PP), entre o fim de maio e começo de junho.

No último levantamento divulgado pela prefeitura, em 16 de julho, a média de óbitos, por exemplo, teve redução de 69,8%, já a de novos casos do Coronavírus caiu 74,8%.

Ao Ligado Na Notícia, o secretário municipal de Saúde de Dourados, Waldino Lucena, pontuou que a diminuição nas internações se deve ao conjunto de fatores como a vacinação, que hoje ultrapassa os 63% dos douradenses com a D1 (Dose 1), isto é, 129 mil pessoas, e 28% com a D2 (Dose 2).

“Realmente tivemos uma diminuição da pressão assistencial, principalmente hospitalar, com queda da taxa de ocupação das enfermarias e UTIs por COVID-19. Isso se deve à conjunção de diversos fatores, principalmente o avanço da imunização e as medidas de restrição social propostas”, disse o secretário.

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde divulgados nesta segunda (2), a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul tem um total de 37.765 infectados pela Covid-19, dos quais, 36.519 já se recuperaram e 614 pacientes estão em tratamento.

Créditos: Ligado na Noticia

admin

admin