Segov terá novo secretário a partir de segunda-feira; ex-presidente da Famasul assume a pasta
Ademar Silva Junior deve ser nomeado na próxima segunda-feira (19)
A Segov (Secretaria de Estado de Governo) terá novo secretário a partir de segunda-feira (19). O ex-presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Ademar Silva Júnior, vai assumir a pasta, comandada até agora pelo adjunto, Flávio César Mendes Oliveira.
Ademar é médico-veterinário e segue os passos de Eduardo Riedel, pré-candidato ao governo estadual em 2022 pelo PSDB e atual secretário de Infraestrutura.
Riedel comandou a Famasul de 2012 a 2015, quando assumiu a Segov, no primeiro mandato de Reinaldo Azambuja (PSDB). Ele comandou a secretaria até fevereiro deste ano, quando foi nomeado para Seinfra, no lugar do vice-governador, Murilo Zauith (DEM).
A dança das cadeiras, feita em fevereiro, colocou o presidente do Podemos, Sérgio Murilo, como titular da Segov. Porém, ele foi exonerado no dia 1º de julho, devido às eleições estaduais do próximo ano.
Além de ter comandado a Famasul, Ademar Silva Junior também atuou como superintendente de Indústria, Comércio e Turismo na época em que a ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM) ocupou a extinta Seprotur, atual Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).
Tereza nomeou Ademar como presidente da Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural) em 2019. Silva Junior integrou a equipe de transição do governo no Ministério da Agricultura.