Palestras e leilão marcam a segunda-feira na 59ª Expoagro em Dourados

Nesta segunda-feira, 12 de maio, a 59ª Expoagro segue com uma agenda intensa de atividades voltadas ao agronegócio, no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, em Dourados. Após o encerramento do Campeonato Nacional de Rodeios no domingo (11/05), a programação da maior feira agropecuária do interior de Mato Grosso do Sul continua com eventos técnicos e atrações para o público do setor.
As atividades começaram logo cedo, às 7h30, com a abertura oficial da programação do dia. Em seguida, às 8h20, tem início a série de palestras no auditório principal, começando com a apresentação “O clima da região de Dourados: 46 anos de monitoramento”, ministrada pelo Dr. Carlos Ricardo Fietz, da Embrapa Agropecuária Oeste. Às 9h, o engenheiro agrônomo Claudio Furukawa, da Copasul de Naviraí, ira falar sobre os “Cenários da Irrigação em Mato Grosso do Sul”, seguido de uma rodada de perguntas e um coffee break.
Na sequência, às 10h, o Dr. Rodrigo Arroyo Garcia (Embrapa) aborda a “Diversificação de Culturas na Safrinha”, e logo depois, às 10h40, é a vez do engenheiro agrônomo Antônio Alexandre Bisão, da Bizão Consultoria, discutir o “Uso de Remineralizadores na Agricultura”. Após mais uma rodada de perguntas, os participantes terão uma pausa para o almoço.
À tarde, os debates retornaram às 13h30 com a apresentação do engenheiro agrônomo João Pedro Cuthi Dias, da Sophus Consultoria, sobre “Uso de Fosfato Natural Reativo e Silicato de Potássio em Lavouras de MS”. Às 14h10, o professor da UFGD Luiz Carlos Ferreira de Souza falará sobre “Adubos Orgânicos em Grandes Culturas”. Depois do coffee break, às 15h, a doutora Leticia Puntel, da Simbiose, aborda o “Uso de Biológicos na Agricultura”, encerrando a programação técnica com um debate às 15h40. Essas atividades são realizadas pelo Grupo Plantio na Palha (GPP) e o Sindicato Rural de Dourados.
Paralelamente, às 9h, na Sala de Aula 01, acontece a palestra “Cenário Econômico no Agro, Gestão de Risco (Hedge no Agro), Potencialização do Capital de Giro e Ecossistema XP Agro”, com Jonathas Montenegro, especialista da XP Agro. Já na Sala de Aula 02, a partir das 13h45, terá início o 8º Ciclo de Palestras “Direito & Agronegócio”, com destaque para o tema “Reforma Tributária no AGRO – é preciso repensar nossos negócios”, apresentado pelo contador e consultor Werinton Garcia Moreno, referência nacional na área tributária do setor.
Encerrando a programação desta segunda-feira, o Tatersal do Sindicato Rural de Dourados recebe, a partir das 19h, o 1º Leilão de Corte dos Amigos, promovido pela Leiloboi em parceria com o Sindicato Rural.A Expoagro segue até o dia 18 de maio com atrações culturais, técnicas e shows. Ainda nesta semana, o público poderá conferir apresentações de Jiraya Uai (15), Cat Dealers e Israel & Rodolffo (16), além da dupla Henrique & Juliano, que sobe ao palco na sexta-feira (17).
A entrada para os shows e demais eventos varia conforme a atração, e a expectativa é de grande público até o encerramento da feira.