Duas empresas são habilitadas para construção de novo terminal do aeroporto

Duas empresas foram habilitadas no processo licitatório para a construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados. A obra é orçada em mais de R$ 38 milhões e as edificações serão erguidas em terreno próximo do atual receptivo.
Durante a sessão realizada na tarde de sexta-feira (9/5), em Campo Grande, a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) habilitou as construtoras Maksoud Rahe Ltda e a Engetal Engenharia e Construções Ltda a darem sequência.
Já Poligonal Engenharia e Construções Ltda e a Sial Construções Civis Ltda, que também demonstraram interesse no projeto e estavam classificadas para esta etapa, não apresentaram documentos necessários e acabaram ficando fora.
Uma nova sessão, agendada para a segunda-feira (12/5), às 14h, será realizada. O período é para as licitantes analisarem as documentações das demais empresas, podendo realizar manifestação de interesse de recurso e prosseguimento do certame.
O novo terminal do Francisco de Matos Pereira tem valor estimado em R$ 38.928.934,45 e o processo licitatório acontece pelo critério de menor preço, tendo como objetivo a ‘construção do terminal de passageiros e edificações auxiliares’.
A obra foi incluída em 2023 no Novo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, porém, será executada pelo Governo do Estado, que realizou o projeto do receptivo.
Retomada dos voos
Na manhã de sexta-feira (9/5), o governador Eduardo Riedel (PSDB) anunciou que o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira será atendido pela Latam a partir de 8 de setembro.
A princípio, serão três frequências semanais que ligará a maior cidade do interior sul-mato-grossense até o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
A confirmação da operação da companhia aérea no município acontece em meio ao processo de finalização dos trâmites burocráticos para a liberação da pista do aeródromo local para a aviação comercial.
Aeronaves de grande porte já podem operar no Francisco de Matos Pereira, porém, servindo apenas voos particulares.
Desde maio de 2021, quando se iniciou a reforma da pista, o aeroporto não recebe companhia aéreas.
Além da Latam, outras operadoras podem atender a demanda da região.
No início da semana, o prefeito Marçal Filho se reuniu com diretores da Gol para a retomada das frequências e em janeiro, ele esteve com executivos da Azul Linhas Aéreas, também em busca de voos para Dourados.
Essas duas companhias atendiam o município antes do fechamento do aeroporto para as obras.