Vereadora denuncia uso irregular de terreno da prefeitura por faculdade de Dourados

Vereadora denuncia uso irregular de terreno da prefeitura por faculdade de Dourados

Prefeitura expediu notificação de desocupação da área, que vence na quarta-feira

A vereadora Isa Marcondes (Republicanos) denunciou nesta segunda-feira (10) a ocupação irregular de área pública utilizada como estacionamento por uma instituição de ensino superior recém instalada em Dourados.

No pronunciamento, a parlamentar afirma que a prefeitura de Dourados expediu notificação, no dia 12 do mês passado, para que a Unifron (Faculdade da Fronteira Oeste), recentemente criada no Município, desocupe área pública ocupada irregularmente.

Trata-se de um terreno com aproximadamente 230 metros quadrados que está localizado na Avenida Guaicurus, 1120, no bairro Parque Alvorada, sede da instituição.

A Unifron é a mais nova faculdade particular de Dourados e iniciou suas atividades acadêmicas neste ano, com o curso de Direito.

“Já faz alguns dias que tomei conhecimento disso, o vereador Marcio Pudim [líder do prefeito Marçal Filho na Câmara] também comentou o assunto, tem uma universidade utilizando irregularmente dois terrenos de propriedade do Município”, alertou Isa. Ela cobrou informações oficiais e providências legais sobre o caso.

Segundo ela, o povo douradense foi maltratado na gestão anterior, famílias foram despejadas de suas casas porque estariam ocupando locais públicos. “Agora, o ex-secretário de Governo, que é dono de lá, está ocupando terrenos irregulares. E aí, não vão tirar eles de lá?”, indagou a vereadora Isa.

“Não existe nenhuma ocupação irregular”

A reportagem do Jornal Midiamax apurou que a pessoa citada por Isa Marcondes é o professor Henrique Sartori, que fez parte da equipe de Alan Guedes (PP) no início de sua administração.

Há informações que, além dele, outros ex-secretários da gestão anterior compõem o quadro da Instituição.

Sartori foi procurado para se manifestar sobre as denúncias de uso irregular do terreno e informou que já respondeu à notificação por meio do departamento jurídico.

“Não existe nenhuma ocupação irregular. Apenas fizemos a limpeza do terreno e recuperamos uma cerca que já existia”, justifica Sartori, ressaltando que aguarda uma resposta da administração municipal.

“A instituição é 100% minha”

Henrique Sartori também confirmou que é o proprietário da faculdade. “Eu montei a faculdade em Dourados e começamos o processo em 2021. A instituição é 100% minha. Não tenho participação de ninguém e de nenhum sócio”, pontua.  

A respeito da ligação com nomes ligado à gestão anterior, disse que a instituição conta com colaboração de dois ex-secretários, em referência a Paulo César Nunes da Silva, ex-procurador Jurídico do Município e Wellington Henrique Rocha de Lima, que também foi secretário de Governo.

“Eles são doutores de Direito. São pessoas muito bem formadas e são meus amigos. São pessoas que eu confio”, conclui o ex-secretário Governo.

Por outro lado, a prefeitura de Dourados informou que está tomando as providências cabíveis em relação à área e que existe uma notificação expedida, com prazo de 30 dias, que termina na quarta-feira (12), conforme NI (Notificação de Infração) 17255, da Secretaria de Planejamento.

FONTE

admin

admin