Seringueira centenária cai, atinge 4 carros, duas casas e interdita rua
Árvore era tombada como patrimônio histórico de Dourados
Uma árvore centenária caiu nesta terça-feira (03) em Dourados, atingindo veículos, casas e interditando a rua João Vicente Ferreira, no bairro Jardim Paulista. A seringueira era considerada Patrimônio Histórico, mas há anos moradores do bairro pediam a retirada da árvore.
Chove em Dourados nesta manhã, mas sem registro de tempestade com rajada de vento considerável para a queda da árvore. Gigantesca, a seringueira atingiu 4 veículos, sendo dois completamente destruídos e o muro de duas casas.
Não há registro de vítimas e equipes estão no local para iniciar a retirada da árvore do local. Moradores afirmam que há anos alertam para o problema e pedem a remoção da seringueira, que apresentava risco de queda.
Moradores tinham autorização para remoção
Documento do Instituto de Meio Ambiente de Dourados, de março de 2023, autoriza a retirada da árvore, mediante ao cumprimento de várias exigências. No documento, explica que a árvore da espécie seringueira, teve seu tombamento revogado em dezembro de 2021.
O documento afirma que os motivos para a retirada se enquadram em lei, o requerente se comprometeu ao plantio de muda no local e pagamento de compensação ambiental. A autorização toinha prazo de 180 dias e expirou em setembro de 2023.
Em abril deste ano, ofício assinado pelo secretário municipal de Governo, Wellington Henrique Rocha, mostra que a retirada da árvore foi “inserida no cronograma de trabalho da secretaria”.
Passados 7 meses do ofício, a árvore não foi retirada, até cair por causas naturais, aparentemente.