Machos de onça-pintada trocam carícias e mostram ‘outro lado’ no Pantanal: ‘fazem tudo juntos’

Machos de onça-pintada trocam carícias e mostram ‘outro lado’ no Pantanal: ‘fazem tudo juntos’

Onça-pintadas machos não costumam se tolerar no mesmo ambiente, pois disputam territórios e fêmeas entre si

O Pantanal é sempre surpreendente e os felinos que vivem no bioma também costumam ser imprevisíveis. Registro recente documentado pelo fotógrafo da natureza Octavio Campos Salles é um belo exemplo disso. O profissional flagrou uma cena rara de dois machos de onça-pintada trocando carícias na planície alagada e o vídeo, publicado nas redes sociais, gerou assunto.

De acordo com o fotógrafo de vida selvagem, a interação entre as onças mostra um outro lado pouco conhecido desses animais, especialmente por envolver dois exemplares do sexo masculino.

“Mesmo os predadores mais ferozes, muitas vezes vistos como símbolos de poder e agressão, têm um lado surpreendentemente terno”, pontua Octavio ao compartilhar as imagens. Segundo ele, as onças flagradas são primos de idades diferentes.

Veja:

Onças machos trocando carícias “fazem tudo juntos”

Baseando-se no que viu com seus próprios olhos e documentou com as lentes da câmera, Campos pondera que esses animais escondem afeto por trás da carcaça. “Sob seus dentes afiados e ações intimidadoras está um mundo de instintos carinhosos e afeição gentil, como visto aqui.

Diante da atitude entre os felinos, ele ainda reflete, dizendo que toda fera tem seu lado doce. Aqui, vemos duas onças adultas brincando como crianças“.

Nos comentários, internautas se mostraram surpresos com a gravação e questionaram o profissional: “Dois homens?”. Em resposta, Octavio esclareceu: “Sim, esta é uma coalizão incomum entre duas onças machos. Eles fazem tudo juntos, até mesmo caçar.

Os detalhes descritos pelo fotógrafo deixaram seus seguidores ainda mais impressionados com a peculiaridade, já que os machos não costumam se tolerar no mesmo ambiente, pois disputam territórios e fêmeas entre si.

Outro caso

Esse tipo de avistamento é tão raro que, em janeiro de 2023, outro flagra de dois machos de onça-pintada juntos deu o que falar. Na ocasião, os biólogos da ONG Onçafari chegaram a acreditar que se tratava de um casal acasalando, mas descobriram que, na realidade, os machos Mango e Suki estavam no mesmo território.

“Num primeiro momento, os guias pensaram que Mango estava com uma fêmea e que veriam os dois copulando. Mas a verdade é que, alguns minutos depois, quando os animais seguiram para uma área mais aberta, nossa equipe percebeu que a outra onça era o Suki, um macho que apareceu já adulto pela Caiman em 2020”, explicou a instituição na época.

Relembre:

Assim como o caso mais recente, a interação deixou a equipe da Onçafari de boca aberta. Dois machos caminhando bem próximos e bem tranquilos é uma cena rara de vermos por aqui. As onças-pintadas são animais territorialistas e os machos disputam entre si por espaço e por parceiras, pontuou a ONG sobre o avistamento registrado na Caiman Pantanal.

“Acompanhar as onças-pintadas livres na natureza dá oportunidade de conhecer um pouco mais sobre seus comportamentos e encontros como este nos mostram que esses animais podem ser mais tolerantes do que imaginávamos, refletiu a Onçafari em nota sobre o assunto.

FONTE

admin

admin