Rota Bioceânica abrirá oportunidades para municípios da região da Grande Dourados
Os investimentos e Perspectivas da Rota Bioceânica no Mato Grosso do Sul e seus desafios e oportunidades para a região da Grande Dourados foi tema da palestra do assessor de Logística de Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Lucio Lagemann, que representou o secretário Jaime Verruck, ontem (29) na ACED em Dourados. A explanação foi feita durante o 1º Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Sustentabilidade do CELEIRO DO MS, um espaço para discutir o futuro econômico e sustentável da região.
A abertura do fórum foi feita por Vanessa Reis, representante do Sebrae, seguida do presidente da ACED, Paulo Campione, que destacou a relevância do encontro para o desenvolvimento local. Rodrigo Jefferson Trambuch, presidente do Celeiro do MS, apresentou os quatro eixos principais do projeto: Inovação Empreendedorismo e Negócios, Turismo Regional, Agronegócios e Agricultura Familiar, e Rota Bioceânica e Relações Internacionais.
Durante a palestra o assessor apresentou o projeto da Rota Bioceânica, o andamento das obras da ponte Internacional, os desafios da logística e as perspectivas para o desenvolvimento do maior corredor de exportações da América Latina. Ele destacou ainda as possibilidades de negócios que a Rota trará para os empreendedores da região do Celeiro MS, seja no turismo exportação de produtos e até mesmo serviços.
“Com 3.320 quilômetros a Rota Bioceânica vai ser uma das rotas mais longas do mundo, conectando dois oceanos, passando por diversos países, e aqui tem uma coisa muito importante, que será uma rota onde a gente vai conseguir, no âmbito do turismo, passar por diversos biomas”, salientou o assessor da Semadesc”, salientou.
O fórum foi especialmente organizado para líderes que buscam novas soluções e oportunidades para fomentar o desenvolvimento territorial, com foco na inovação, sustentabilidade e nas parcerias público-privadas.
As palestras abordaram temas essenciais, como a integração territorial e os investimentos da Rota Bioceânica, destacando desafios e oportunidades para a Grande Dourados. Especialistas e gestores discutiram também a importância das parcerias público-privadas e os novos desafios da gestão pública municipal. O evento se encerrou com um forte compromisso das autoridades presentes em promover um desenvolvimento econômico sustentável para as 12 cidades que compõem o Celeiro do MS, fortalecendo a colaboração entre os municípios e suas lideranças.
Celeiro do MS é uma organização que visa o desenvolvimento através de diversas iniciativas em diferentes eixos, e tendo como objetivo promover o desenvolvimento sustentável, através do fortalecimento e da união entre os municípios do Território da Grande Dourados, sendo eles: Dourados, Itaporã, Caarapó, Fatima do Sul, Jateí, Deodápolis, Douradina, Vicentina, Juti, Glória de Dourados, Maracaju e Rio Brilhante.