Renato reivindica ampliação de ciclovia e passarela sobre ponte na MS-223 em Silviolândia
Para melhorar mobilidade urbana e, sobretudo, garantir segurança ao tráfego de ciclistas e pedestres, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Renato Câmara (MDB), está reivindicando aos órgãos competentes do Governo do Estado que seja realizado estudo para extensão da ciclovia e implantação de uma passarela sobre a ponte na MS-223, no distrito de Silviolândia, localizado no município de Coxim.
“Trata-se de um pleito que foi encaminhado ao nosso Gabinete pela Prefeitura Municipal de Coxim, especialmente pelo prefeito Eclilson Magro e pelos moradores do distrito de Silviolândia. O pedido recorrente é pela ampliação da ciclovia já existente e construção de uma passarela sobre a ponte na MS-223, que dá acesso ao referido distrito, levando em consideração o aumento considerável no fluxo de ciclistas que fazem uso da MS-223, seja para deslocamento diário, seja para atividades recreativas”, justificou o deputado.
Na Indicação endereçada ao governador Eduardo Riedel e ao secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo Filho, que foi aprovada em sessão plenária da ALEMS, Renato Câmara alerta que a falta de uma infraestrutura adequada para esse público na referida rodovia representa um risco para sua segurança, principalmente no trecho da ponte onde não há espaço seguro de circulação para bicicletas.
“A implantação de uma passarela sobre a ponte beneficiará não apenas ciclistas, mas também pedestres, que muitas vezes são obrigados a compartilharem o espaço com veículos em alta velocidade, expondo-se a riscos desnecessários. A ampliação da ciclovia e a construção de uma passarela não seriam apenas medidas de segurança, mas também atos de estímulo ao uso de modais alternativos de transporte, alinhados com políticas públicas de mobilidade urbana sustentável, redução de emissões de poluentes e promoção da saúde e bem-estar da população”, defendeu o parlamentar.
Em outra vertente, também de grande importância, ele destacou que tais intervenções podem valorizar ainda mais a região com vistas ao turismo local. “Portanto, além da mobilidade urbana sustentável e segurança à circulação, os investimentos que estamos solicitando servirão de incentivo às práticas esportivas e recreativas como o ciclismo e pedestrianismo, dentre eles, o cicloturismo e turismo de contemplação na região de Silviolândia”, finalizou Renato Câmara.