‘Lei avança, o que não avança é a educação em casa’, afirma Raul Gazolla em Dourados

‘Lei avança, o que não avança é a educação em casa’, afirma Raul Gazolla em Dourados

Na noite desta quarta-feira (5), Dourados recebeu o lançamento da campanha ‘Você Merece um Amor Leve’, uma iniciativa voltada à conscientização sobre a violência contra a mulher e o feminicídio. O evento aconteceu na Aced (Associação Comercial e Industrial de Dourados) e contou com a presença do ator Raul Gazolla, embaixador das ações do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) para esse tema desde o ano passado.

Essa é a primeira vez que a abertura de uma campanha do MPMS é lançada no interior do estado, com Dourados sendo escolhida devido ao aumento significativo dos casos de feminicídio na região.

Segundo dados da Justiça, em 2023, o município registrou 14 tentativas de feminicídio, das quais 4 resultaram em mortes. 

Em entrevista ao Dourados News, o ator, que sofreu uma tragédia pessoal com o assassinato de sua esposa, a atriz Daniella Perez, em 1992, destacou a importância da campanha para conscientizar a sociedade.

“Os homens precisam entender que não têm o direito de achar que são proprietários de suas namoradas ou esposas. E as mulheres não podem romantizar comportamentos possessivos”, afirmou Gazolla. 

Em relação à importância da campanha, Raul afirmou que continua havendo crescimento da violência doméstica e que o trabalho que tem que ser feito é o de conscientização, não só das mulheres, mas também dos homens. 

Ele ressaltou que a Lei Maria da Penha tem avançado, mas alertou sobre a necessidade de uma mudança cultural. “A lei avança, mas o que não avança é a educação em casa. A maioria dos agressores viu o pai ou o avô agredindo a mulher e reproduz esse comportamento. Já as mulheres, às vezes, acabam romantizando o comportamento de um ‘cara descompensado emocionalmente’, achando que é normal. Ela pensa ‘ah, ele está agindo assim porque me ama, porque tem ciúmes’. Um dia não pode ver familiares, no outro não pode ver amigas, e, daqui a pouco, está presa em casa e sendo agredida”, relatou.

Gazolla também expressou sua frustração com o sistema de justiça brasileiro. “Não há justiça no Brasil para esse tipo de crime, porque o máximo de pena que se pode ter aqui são 30 anos, e quando é réu primário, cumpre-se apenas um sexto em regime fechado”, disse.

Motivado por sua dolorosa experiência e pensando no futuro de suas três filhas, Gazolla decidiu abraçar a campanha. “Minhas filhas, pela criação que tiveram, sempre souberam identificar um cara descompensado emocionalmente e nunca se aproximaram nem para ser amigas. Mas muitas amigas delas já sofreram violência”, contou o ator.

O Procurador-Geral de Justiça, Romão Avila Milhan, destacou que o Ministério Público está atento a gravidade da situação. “Nós viemos para Dourados com o lançamento da campanha ‘Você Merece um Amor Leve’ devido ao aumento exponencial dos casos de feminicídio. Estamos atentos a isso e fizemos questão de lançar a campanha aqui. Nossa preocupação é muito grande em relação à mulher e à defesa dela, desde o ciclo inicial da violência que começa com uma ameaça. Aumentamos a estruturação, desde os canais de denúncias com a criação de aplicativos, e estamos unidos em ações conjuntas com os demais órgãos de prevenção e também o acolhimento para as vítimas”, afirmou Milhan.

FONTE

admin

admin