Ainda sem pista entregue, contrato para Infraero assumir Aeroporto será assinado nos próximos dias
Contrato para que a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) inicie a gestão do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, deve ser assinado nos próximos dias, em Brasília (DF). Atualmente o local é administrado pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).
A informação foi repassada ao Dourados News na manhã desta quarta-feira (29/5) pelo prefeito Alan Guedes (PP), durante a chegada ao Centro de Convenções Antônio Tonani, onde é realizada assinatura da ordem de serviço para a implantação da iluminação de led na cidade.
“A Infraero já recebeu a versão final do contrato e assinamos na primeira quinzena de junho. A principal questão é a agenda. Vamos assinar e depois o passo seguinte é a homologação [da pista]”, disse.
Fechado desde maio de 2021, a reforma e ampliação pista do Aeroporto é de responsabilidade do 9º BEC (Batalhão de Engenharia e Logística) do Exército Brasileiro. Recentemente em visita técnica aberta à imprensa, a informação repassada era de que os trabalhos estariam próximos de ser finalizados e entregues à administração municipal para a finalização dos trâmites burocráticos e, assim, o local voltar a operar e atender a população.
“Tudo que a gestão da Agetran [hoje quem é responsável pelo aeroporto] pode fazer para homologar o serviço antes da obra ser entregue, estamos realizando, porém, isso não é prazo que depende da prefeitura”, afirmou o prefeito.
De acordo com Alan, o novo prazo pedido pelo Exército para a entrega da pista, taxiway e o pátio de aeronaves onde o novo terminal será construído, é 15 de junho.
“Essa obra não foi entregue ainda, esperamos este prazo cumprido [15/6] e, assim que chegar, a SAC (Secretaria de Aviação Civil) vai nos notificar. É uma previsão, não dá para saber se vai acontecer ou não”, pontuou.
Operável
No dia 26 de abril, comitiva com autoridades e imprensa acompanhou visita técnica promovida pelo Exército Brasileiro. A ação ocorreu às vésperas do ‘aniversário’ de três anos do fechamento do Aeroporto de Dourados para as obras de ampliação e reforma na pista.
Na ocasião, o coronel Bartolomeu Herbert Bezerra de Mello, do 3º Grupamento de Engenharia, do 9º BEC, afirmou que desde o dia 17 de abril, a pista estava “completa”, inclusive com a pintura e sinalização concluídas. No mesmo dia, ele infirmou ainda que aguardada apenas documentação de uma empresa terceirizada para dar andamento a homologação.
“Estamos finalizando serviço de uma parte que não impacta na operação do aeroporto e estamos esperando hoje da empresa Projetista, que é uma empresa terceirizada, nos entregar uma documentação necessária para iniciar o processo de homologação por parte da prefeitura. A empresa nos prometeu para 3 ou 4 de maio, semana que vem entregar essa documentação, que viabiliza o início do processo por parte da administração do aeroporto. Aí a prefeitura começa junto a Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) e Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) esse processo de homologação, necessário para que aviação comercial possa pousar e decolar”, disse.