Viagem de comitiva aos EUA muda chefias de secretarias do Governo de Mato Grosso do Sul
Comitiva acompanha Eduardo Riedel, que também se ausenta da função de governador até 18 de maio
Duas secretarias de governo terão novos secretários durante os dias 11 a 20 de maio, quando comitiva estadual participa de evento de empresários em Nova Iorque, nos Estados Unidos. O governador Eduardo Riedel (PSDB) também viaja e deve ser substituído pelo vice, José Carlos Barbosa, o Barsinha (PSD).
De acordo com publicações no DOE (Diário Oficial do Estado) desta quinta-feira (9), com a ausência de Jaime Verruck, titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), a secretaria passa a ser comandada por Walter Carneiro Júnior, que é secretário-adjunto.
Como o Jornal Midiamax adiantou, a viagem de Verruck a Nova Iorque é a que terá maior duração, de 11 a 20 de maio, diferente de outros secretários e servidores que permanecerão nos EUA até 18 de maio.
Também foi publicada hoje a substituição de Rodrigo Perez, da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica, que ficará sob responsabilidade de Ana Carolina Nardes, secretária-adjunta, também de 11 a 18 de maio.
Comitiva mais enxuta
Além de Verruck e Perez, também vai aos Estados Unidos Artur Henrique Falcette, secretário-executivo de Meio Ambiente e o servidor Oscar Diego de La Rubia. Todos têm autorização para se ausentar do Brasil de 11 a 18 de maio.
Essa é a quarta viagem de Riedel aos Estados Unidos desde que assumiu como governador, a última aconteceu em outubro de 2023, também acompanhando de Jaime Verruck. O vice-governador Barbosinha assume o comando do Estado no período.
A comitiva de Mato Grosso do Sul, conforme publicação no Diário Oficial, será menor do que aquela que viajou até Dubai, nos Emirados Árabes, em dezembro do ano passado. Na época, o Governo do Estado levou seis servidores para a COP28 (Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas). O governador Eduardo Riedel foi representado pelo secretário Jaime Verruck.
Os valores gastos com passagem aérea para a ida a Nova Iorque, para o evento de empresários, ainda não foram divulgados pelo Governo do Estado. Segundo o Governo, o evento nos Estados Unidos servirá para que Mato Grosso do Sul apresenta suas “potencialidades a investidores”, conforme afirmou Riedel em entrevista coletiva nesta semana.