Rota 163: Operação da PF mira quadrilha que traficava drogas em pelo menos 6 estados
Em MS, mandados são cumpridos em Campo Grande e Ponta Porã
A Polícia Federal de Cascavel, no Paraná, cumpre na manhã desta terça-feira (9) mandados de busca e apreensão, de prisão e sequestro de bens e valores em Ponta Porã e Campo Grande. A ação ocorreu após investigação mostrar que um grupo criminoso estabelecido nas duas cidades está ligado ao tráfico de drogas que vem do Paraguai.
Os mandados cumpridos foram expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal Criminal de Guaíra/PR.
A Operação Rota 163 iniciou durante a investigação em janeiro de 2023, quando duas mulheres foram flagradas e presas na BR-163, em Quatro Pontes, com 30 kg de pasta base de cocaína, oculta em tanque de combustível, a droga veio do Paraguai e ingressava por Ponta Porã.
Conforme as investigações, o grupo tinha uma rede de transportadores, fornecedores e compradores, e distribuía os entorpecentes em diversos estados como Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Segundo a PF, os envolvidos poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa, lavagem de dinheiro, dentre outros, com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 40 anos de prisão.
As investigações continuam para identificar o restante da quadrilha.