Termo de compromisso é firmado e licitação para terminal do Aeroporto sai em março
Termo de compromisso assinado pelo Governo do Estado e a União garante a licitação para construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados. A obra foi incluída no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), anunciada pelo Governo Federal em setembro do ano passado, com previsão de investimentos em R$ 50 milhões.
Além do receptivo, também estão incluídos a CUT (Central de Utilidades), EPTA (Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicação Aeronáutica), SCI (Seção Contra Incêndios) e edificações auxiliares.
O prazo de execução dessas construções está previsto para 731 dias após dada a ordem de serviço.
O Dourados News apurou junto a Seilog (Secretaria de Infraestrutura e Logística) que o processo licitatório está mantido para ser lançado em março de 2024, com início das obras em junho. Em outubro passado, o novo layout do terminal foi apresentado pela pasta.
A expectativa é que depois de pronto, o espaço seja triplicado.
Atualmente o aeródromo local segue fechado por conta da reforma e ampliação da pista, que teve início há mais de dois anos e meio e continua inacabada.
A responsabilidade das obras é do 9º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção), sediado em Cuiabá (MT).
Novo terminal
O novo terminal do Aeroporto de Dourados terá 3,3 mil metros quadrados de área construída, segundo o layout apresentado pela empresa vencedora do processo licitatório para execução do projeto.
Ele será nos moldes do atual, em formato horizontal e será erguido em outra área, ao lado do atual prédio, que continuará operando normalmente quando a pista for liberada – a expectativa é disso ocorrer ainda no primeiro semestre de 2024.
Entre as edificações, a Central de Utilidades (caixa de água, casa de força, e outros itens) terá 183,47 m²; já o Depósito de Resíduos Sólidos ocupará 54,96 m²; enquanto a EPTA, onde funcionará a sala de rádio que faz comunicação com a aeronave, terá 96,73 m².
A Sessão de Combate a Incêndio 368,11 m² e o Terminal de Passageiros, 2.655,37 m².
Antes de fechar, o Francisco de Matos Pereira era atendido pela Azul e Gol Linhas Aéreas. A expectativa é que essas empresas retornem após a reabertura do local.
Atualmente, os moradores de Dourados e região precisam se deslocar até Ponta Porã ou Campo Grande para viajar de avião.