Chuva superou 50mm em pouco mais de 1h30 e deixou casas alagadas
As chuvas registradas entre o final da tarde e a noite de quinta-feira (26/10), em Dourados, deixou pontos de alagamento na região do BNH IV Plano. Pelo menos oito casas foram afetadas pelas águas, que acumularam 51,3 milímetros em 1h34 de precipitação pluviométrica.
O ponto principal foi no prolongamento da rua General Osório, próximo a Escola Municipal Franklin Luiz Martins.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Rodrigo Vitorino da Cruz, foi ofertado abrigo público aos moradores que tiveram problemas com os imóveis, mas os populares se negaram a deixá-los. As casas não sofreram danos estruturais.
Na noite de ontem, o prefeito Alan Guedes visitou a região e informou via redes sociais que nesta sexta-feira (27/10) a prefeitura disponibilizaria maquinário para a retirada dos entulhos e lama que ficaram acumulados no local.
Os problemas de alagamento nessa região são constantes.
Como divulgado pelo Dourados News na quinta-feira, imagens mostravam a forte enxurrada invadindo a residência de uma das casas afetadas. Próximo a escola Franklin, uma pessoa carregava criança no colo e outro popular andava com a bicicleta nas costas por conta das águas.
Previsão
Dourados segue em alerta de tempestade emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) até 10h desta sexta-feira.
Para hoje, a previsão aponta possibilidade mínima de chuva durante o dia, com a temperatura oscilando entre 21ºC e 31ºC respectivamente, segundo o Ceptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos).
Conforme a estação meteorológica da Embrapa, durante a madrugada o acumulado chegou a 7,4 milímetros.
Já no sábado, há previsão de chuvas entre o período da tarde e noite.
O município registrou em outubro de 264,3 milímetros, enquanto a média histórica para esse período é de 146,6 milímetros.